Empresas que adotam um modelo de GESTÃO DA QUALIDADE tem em sua estratégia administrativa os 4 elementos acima, ou seja,

1. Vigoroso sistema de OBJETIVOS E METAS oriundo das bases do seu Planejamento Estratégico e desdobrado até ao nível da execução. Aqui, voltamos a lembrar do velho filósofo grego, Sêneca, “Só há vento favorável para quem sabe aonde quer ir”.

2. Instituição do uso do método de Melhorias Contínuas – Kaizen. Ampla capacitação para a CRIATIVIDADE, INOVAÇÃO e FERRAMENTAS DA QUALIDADE tendo como objetivo a solução de problemas, prevenção e melhoria de processos e produtos. A participação de 100% dos funcionários é peça chave. Movimentos do tipo CÍRCULOS DE CONTROLE DA QUALIDADE, Grupos Participativos e Thinking Groups são muito bem vindos. Por falar no assunto, no próximo dia 02 de Agosto acontece na AERT – VALE, o ENCONTRO ESTADUAL DE CCQ do Espírito Santo. Participe!

3. MÉTODO – o guru consultor, Vicente Falconi, bate sempre nesta tecla: O grande trunfo do gerente é saber usar Método, que vem do grego: META – direção, e Hodós: Caminho. Recomenda que todos os lideres na empresa sejam devidamente capacitados no uso contínuo do método e aqui ressalta a prática do PDCA – Planejar, Desenvolver ou Executar, Controlar e Agir nas melhorias. O uso do método PDCA é garantia de redução de perdas e melhoria da eficácia da gestão em qualquer tipo de organização.

4. Educação e Treinamento – Lembrando da junção de Educação – Preparar a pessoa para a vida (formar caráter e cultura) com Treinamento (adquirir habilidades técnicas). A união dos dois nos leva a formação do ser humano pleno e útil para a sociedade, consequentemente para a empresa também. De uma forma geral as empresas de ponta tem investido mais de 100 horas em educação e treinamento para seus empregados, e a pergunta que fica aqui é a seguinte: A sua empresa/organização tem investido quanto?

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.