O “milagre” da MOTIVAÇÃO é um sistema complexo (nunca foi simples e nem automático). É verdade que algumas pessoas são naturalmente motivadas e ou naturalmente felizes. Existem pesquisas que mostram grupos de pessoas altamente infelizes (muitas vezes sem motivo aparente) e o contrário também é verdadeiro. O professor e autor S. Puri propõe uma reflexão sobre o assunto em dois atos – o primeiro apresentamos acima: Como estar motivado? Reflexões e uma ampla discussão sobre o tempo, a forma, o método, limites e os fatores de multiplicação da motivação. A abordagem de causa e efeito é muito bem vinda.

No segundo ato, vemos a MOTIVAÇÃO (Efeito) e os fatores de causa para o tema: COMO ESTAR MOTIVADO? Como agir nas causas para obter o efeito esperado? Que cuidados precisamos tomar para obtermos resultados expressivos?

Na visão geral do sistema podemos encontrar várias causas interessantes e uma delas é a “abertura da porta do coração”, ou seja, para muitos casos a própria pessoa precisa estar aberta para conquistar a tão preciosa motivação, ou seja, em que pese a importancia dos programas motivacionais, é preciso que haja o interesse interior de cada um.

O item sistema de gestão flexível também é um processo interessante pois habilita o ser humano a participar das decisões empresariais, e para muitos a participação é um processo de grande importância para a motivação. “As pessoas querem ser reconhecidas e serem importantes” Dale Carnagie – do Best Seller mundial,  Como fazer amigos e influenciar pessoas.

Interessante que os quadros não falam em dinheiro (???). A análise do processo em 2 atos pressupõe que o sistema de gestão e remuneração estejam sob controle.

Motivação é um tema permanente, exatamente por não ser uma “ciência exata” e pode mudar com o tempo, economia e ambiente social, portanto fique de olho, pois será para a vida inteira, tanto dentro da empresa como também em casa.

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.