Conclusão da dragagem do Porto de Vitória só deve acontecer em 2017
Dragagem deve aumentar a profundidade do canal do porto dos atuais 11,4 metros para 14 metros. Calado máximo dos navios aptos para atracar em Vitória passará de 10,7 para 12,5 metros
A vinda do ministro dos Portos, Helder Barbalho, na próxima segunda-feira (9) põe fim às polêmicas em torno dos procedimentos realizados na dragagem e derrocagem do Porto de Vitória.
De acordo com a senadora Rose de Freitas (PMDB), é importante a retomada das obras para o bem da economia capixaba, principalmente porque não haverá acréscimo no valor inicial contratado. Segundo a senadora, a previsão de término da obra é outubro de 2017. Ela explica que a obra de modernização do Porto de Vitória possibilitará a geração de mais empregos e renda.
O ministro dos Portos será recebido pelo governador Paulo Hartung (PMDB) e a assinatura do contrato de retomada das obras ocorrerá no Palácio Anchieta, às 10 horas.
Para Rose de Freitas, a assinatura de acordo para a retomada das obras foi possível depois que governo do Estado, diretores da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) e técnicos da Secretaria Especial de Portos conversaram e ajustaram os termos.
“Tinha um técnico dentro da Secretaria de Portos que estava emperrando a obras com seus pareceres contrários. Às vezes, ele nem ia ao porto, mas ainda assim emitia seus pareceres contrários”, criticou a senadora.
A dragagem deve aumentar a profundidade do canal do porto dos atuais 11,4 metros para 14 metros. Com isso, o calado máximo dos navios aptos para atracar em Vitória passará de 10,7 metros para 12,5 metros.