Economia

"Esperamos colocar o Espírito Santo como protagonista da economia no Brasil", diz presidente do Instituto Líderes do Amanhã Vitória

Fernando Cinelli

Fernando Cinelli Foto: Divulgação

Com o tema “Valores que constroem instituições duradouras”, o Instituto Líderes do Amanhã realiza a 5ª edição do Fórum Liberdade e Democracia de Vitória no dia 06 de novembro, na Arena Shopping Vitória. O evento conta com uma programação de palestras e painéis com lideranças locais e grandes nomes do cenário político econômico nacional.

A expectativa é de que cerca de 1.200 pessoas participem do Fórum, que começa às 09h30 com fala do Governador do Estado, Paulo Hartung, e vai até às 19h. O objetivo do evento é fomentar a discussão e apontar alternativas viáveis para equacionar os problemas brasileiros, além de debater temas polêmicos e inovadores abordados por reconhecidos profissionais das mais diversas áreas. As inscrições estão abertas e podem ser feitas clicando aqui!

O tema deste ano foi inspirado na obra de Jim Collins, consultor empresarial considerado um dos maiores especialistas em gestão da atualidade, que escreveu grandes sucessos do mundo empresarial, como “Empresas Feitas para Vencer” e “Vencedoras por Opção”. Pautado nos ensinamentos do escritor, o Fórum Liberdade e Democracia visa disseminar conhecimento e experiências que viabilizem a construção de instituições duradouras no Espírito Santo e no país.

Para falar mais sobre o Fórum e o atual cenário econômico do Espírito Santo, o Folha Vitória conversou com o presidente do Instituto Líderes do Amanhã Vitória, Fernando Cinelli. Veja a entrevista abaixo:

Folha Vitória: Estamos na 5ª edição do Fórum Liberdade e Democracia de Vitória. Como você enxerga a importância desse evento para a economia capixaba?
Fernando Cinelli: Esse fórum é importante para a sociedade pois traz temas debatidos no Brasil, no mundo e também no Espírito Santo. Trazemos as melhores lideranças brasileiras, capixabas e, em alguns eventos, pessoas de fora do país para que falem suas visões sobre esses assuntos. Vale ressaltar que não há posicionamento ideológico, apenas levantamos temas com o objetivo de ajudar a melhorar o negócio no Estado. Enquanto Instituto Líderes do Amanhã Vitória, temos a missão de formar jovens lideranças empresariais com os valores do instituto e, com base nisso, construímos agenda de eventos, tendo como o principal deles esse fórum. Sobre o tema, seja no setor público, privado ou terceiro setor, percebemos que o que permite o crescimento da sociedade são valores fortes. Apresentamos valores corretos para decisões, que a longo prazo e com responsabilidade social e individual, impactam em decisões do governo. Em pauta, temos o congresso querendo estatizar aplicativos de mobilidade. Por que isso? Nós vimos o quanto houve de melhoria através dessas iniciativas privadas. Precisamos de ambiente mais aberto comercialmente para resolver os problemas sociais do país... Usamos como referências insights na obra de Jim Collins, que nos permitem trazer base de conteúdo para que os palestrantes elaborem o que falarão no Fórum.

FV: Analisando os últimos anos da economia tanto nacional como local, podemos dizer que 2017 foi momento de retomada e 2018 será a continuidade?
F.C: Acredito que sim, mas temos que ficar atentos porque atualmente não se trazem debates pragmáticos em cima de discussões objetivas. Temos que ter valores claros e tomar decisões em cima deles. Ações dependem de responsabilidade fiscal. Um dos desentraves da economia no País foi a Reforma da Previdência. A Trabalhista vai começar a gerar resultados no ano que vem. O que não pode acontecer são movimentos que peguem leis aprovadas e tentem boicotá-las, pois isso é desrespeito. São coisas que devemos enfrentar e modernizar encarando problemas corporativistas com um funcionalismo mais eficiente. O cidadão deve ser pensado como cliente, que sustenta o poder público. Outro ponto são as estatais que não fazem sentido nenhum existirem seja no Espírito Santo ou no Brasil com um emaranhado de empresas sem função estratégica. Não precisa do governo para empreender. Ele regula e ajuda a diminuir as mazelas sociais como segurança, educação e etc. Estatais não têm sentido nenhum e está na hora de o capixaba e os brasileiros discutirem isso de forma pragmática.

FV: De que maneira atua o Instituto Líderes do Amanhã para a formação e amadurecimento de novas lideranças empresariais no Estado?
F.C: O Instituto Líderes do Amanhã Vitória atua em dois eixos. O primeiro deles é a formação, no qual os associados se reúnem em torno de 48 vezes por ano e debatem 12 livros com conotação filosófica, que ajudam a refletir e criar base de valores com conotação empresarial, pois não queremos formar ativistas, mas sim líderes que conseguem desenvolver ideias e colocá-las em prática. Com base em nossos valores, que são Ordem, Progresso, Ética, Justiça, Responsabilidade Social, Responsabilidade Individual, Liberdade de expressão, Propriedade Privada e Economia de Mercado, fazemos visitas técnicas à empresas e iniciativas do terceiro setor e, com base nisso, escrevemos artigos e resenhas que compõem um ciclo de formação. Quem cumpre o ciclo se torna um associado. O outro eixo são projetos que têm como objetivo expor o associado como uma liderança. Ele é convocado para temas, palestras e para o principal evento, que é o Fórum Liberdade e Democracia, que além de expor para falar sobre os temas, apresentamos o instituto para a sociedade.

FV: Você pode comentar a respeito do tema “Valores que constroem instituições duradouras”? Porque da escolha e qual o significado dela?
F.C: Quando observamos países que têm mais prosperidade e qualidade de vida, percebemos que eles, mais do que lideranças, são instituições usualmente democráticas que possuem valores sólidos, que são maior estabilidade para a sociedade. São ideias populistas, seja de pensamentos de esquerda ou de direita, que não prosperam pelo fato de uma rede de balanços e controles muito fortes por parte das instituições do setor público e privado. A sociedade atua com base em valores que acreditam. Nossa ideia é abordar esse contexto olhando para os setores público, privado e terceiro setor, além de destacar lideranças capixabas para a sociedade local e para o Brasil apresentado projetos bem sucedidos que possam ser discutidos.

FV: Um evento que reúne lideranças locais e grandes nomes do cenário político econômico nacional eleva o Espírito Santo e até mesmo Vitória aos holofotes da economia nacional?
F.C: É o que nós esperamos e temos buscado a longo e médio prazo, que é colocar o Estado como protagonista. Almejo que consigamos realizar coisas que acontecem em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Queremos colocar o Espírito Santo no devido lugar. Sabemos que nosso Estado é muito produtivo, tem economia diversificada e população trabalhadora com uma capital que é extremamente competitiva. Nosso desejo é começar a destacar as lideranças empresariais, impactar o Estado inteiro e, com isso, prosperar como sociedade.

Pontos moeda