COFFEES

Maior feira de café do ES começa nesta sexta. Veja a programação

Com entrada gratuita, o público contará com palestras, expositores de vários lugares do Brasil, além de degustação a partir de sexta-feira (26). Evento acontece no Shopping Vitória

Thamiris Guidoni

Redação Folha Vitória
Foto: Diego Alves

No mês do café, os apreciadores da bebida vão poder viver uma experiência única em Vitória. A partir desta sexta-feira (26), começa a 2ª edição da Coffees, Semana Nacional do Café.

>> Quer receber nossas notícias de Entretenimento 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O evento, que acontece no Shopping Vitória, segue até domingo, dia 28 de abril e vai reunir produtos de todo o Espírito Santo e de várias regiões do país, além de renomados profissionais do setor, palestras, workshops e competição de preparo de café. Será no 1º piso do shopping, atrás da praça central. A entrada é gratuita!

Quem for na sexta-feira (26) vai poder assistir a uma aula com o especialista em café e fundador da rede de cafeterias Terrafé, Raul Guizelini, que vai falar sobre os 10 passos para abrir uma cafeteria.

Também na sexta, será realizada a segunda etapa do Campeonato Estadual de Baristas, uma iniciativa inédita para motivar e estimular o desenvolvimento profissional e unir a cena do café. A prova será de Latte Art, técnica que consiste em criar desenhos utilizando como base o leite vaporizado.

No sábado (27), entre as atrações, está incluída uma aula show que vai abordar os segredos de drinks à base de café e da coquetelaria. Além do fundador da Terrafé, a aula será com o bartender e consultor de bar Rodrigo Perdigão, a partir das 19h.

“O Coffees já se firmou como um evento voltado não só para quem conhece café, mas também para os interessados em aprender mais sobre os especiais. O mercado no Brasil tem crescido consideravelmente. A estimativa é que o mercado consumidor no país salte dos atuais 5% para 10%”, afirma Raul Guizelini.

Os participantes terão a oportunidade de se aproximar dos produtores capixabas e especialistas de todo o Brasil, aprendendo sobre o processo produtivo com baristas, mestres de torra, agrônomos, provadores e representantes de segmentos complementares.

Esses profissionais vão interagir com o público durante palestras, aulas-show e workshops. Os temas abordados vão desde os tipos e degustações de cafés capixabas, métodos de preparo, drinques, sustentabilidade, até a torra de café.

Além de apreciar vários tipos de cafés, de acordo com a organização do evento, o objetivo é criar oportunidades de negócios, promover a troca de conhecimento e conectar o setor cafeeiro com o público.

O Coffees também chega para valorizar a produção de café no estado, e mostrar as tendências no Brasil e no mundo, destacando a diversidade de tipos, as técnicas utilizadas e o terroir de cada região, que resulta em cafés diferenciados e reconhecidos internacionalmente.

Além disso, o evento vai contribuir para democratizar e simplificar ainda mais o entendimento sobre o café especial. Outro destaque fica por conta da presença marcante das mulheres no campo, que participarão ativamente da programação técnica do evento e vão expor seus produtos.

O diretor executivo do Instituto Panela de Barro e organizador do evento, Eduardo Destefani, ressalta que a segunda edição do Coffees chega para conectar o setor cafeeiro e o cliente final.

“Nossa proposta é fazer com que o capixaba conheça o café de excelência que é produzido aqui na região, com toda sua peculiaridade. A bebida faz parte da vida das pessoas e no Coffees vamos proporcionar uma experiência diferenciada para os visitantes, mostrando os métodos de preparo e que existe um leque de opções de cafés com notas sensoriais exclusivas e que isso varia de acordo com o local e o clima onde foi cultivado, entre outros fatores, dando a cada localidade uma especificidade única”.

Já a especialista em café e curadora de eventos, Mariana Proença, contou que o grande objetivo de promover ações como o Coffees é valorizar toda a jornada que o café passa até chegar à xícara do consumidor, com informações que são relevantes para o dia a dia dele.

“Preparamos uma rica programação com experiências para os apaixonados por café, com o intuito de aproximar os cafés produzidos no Espírito Santo do grande público”.

COMPETIÇÃO DE CAFÉ

Durante o evento, também será realizada a Copa Coffees, uma competição que vai escolher o melhor café preparado.

Serão mais de 10 baristas competindo em um tempo determinado para preparar a bebida. Todos vão utilizar a mesma espécie de café e os mesmos utensílios. Quem conseguir servir o melhor café vai levar um troféu, acompanhado de kits com acessórios e métodos de preparo.

EMPREENDEDORISMO

O Coffees vai reunir no mesmo lugar mais de 100 negócios. Sendo 18 produtores de café da agricultura familiar e seis cooperativas, que juntas integram mais de 500 produtores, além disso, outros empreendimentos estarão no local, como os do artesanato e da agroindústria que vão levar produtos entre cachaça, chocolate, biscoitos e pães, doces e bolos, queijos premiados, massas, geleias, compotas, plantas e flores, entre outros.

A cafeicultura é a principal atividade agrícola do Espírito Santo e gera em torno de 400 mil empregos diretos e indiretos e está presente aproximadamente em 60 mil das 90 mil propriedades agrícolas do estado.

Dessa produção, em torno de 73% dos produtores capixabas são de base familiar, com o tamanho médio das propriedades em 8 hectares. Existem 131 mil famílias produtoras capixabas.

O Espírito Santo é o 2º maior produtor brasileiro de café, com expressiva produção de arábica e canéfora (Conilon). É responsável por mais de 30% da produção brasileira.

Atualmente, existem 402 mil hectares em produção no Estado. A atividade cafeeira é responsável por 37% do Produto Interno Bruto (PIB) Agrícola capixaba.

DESTINO DOS CAFÉS DO ES

Arábica: 60% - Exportado | 40% - Mercado interno
Conilon: 10% - Exportado | 90% - Mercado interno

COFFEES – SEMANA NACIONAL DO CAFÉ

Data: sexta (26) a domingo (28)
Local: Shopping Vitória - 1º piso, atrás da Praça Central
Entrada gratuita

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Foto: Folha Vitória

DIA 26 DE ABRIL

Espaço Cafeteria – Aula-show

14h - Abertura Oficial do Coffees
15h - 15h40 - Pães de fermentação natural e os cafés especiais do Espírito Santo 
Palestrantes: chef Junior Jodima e Alessandro Eller
16h - 16h40 - Conheça a nova Linha de Café Especiais Número Um - Sentidos -
Palestrante: Jovelino Cipriano
17h - 18h - O que é a profissão barista? Como inovar no seu café em casa -
Palestrante Keiko Sato (Punga Cafés)
18h - 18h40 - 10 Passos para Abrir a sua Cafeteria
Palestrante: Raul Guizelini (Terrafé)
19h - 19h40 - ESG: a sustentabilidade e o mercado de café
Palestrantes: Palestrantes: Rhiani Riani e Natália Amoedo (Faculdade de Direito de Vitória- FDV)
20h - TNT LatteArt – Terrafé

Espaço Workshop

15h30 - 16h - Do tradicional ao especial - conheça as diferenças do café que você bebe. (Degustação)
Palestrante: Douglas Gonzaga de Sousa (Incaper/Cecafes)
16h30 - 17h30 - Análise Padrão Ouro de Agrotóxicos e Micotoxinas Contaminantes do Café
Palestrante: Dyego Carlétti (Quimiplan)
18h - 19h30 - Quais os cuidados na hora de extrair o seu café?
Palestrante: Julia Fortini - barista, instrutora SCA e campeã Brasileira de Preparo de Café (Academia do Café)
Foto: Folha Vitória

DIA 27 DE ABRIL

Espaço Cafeteria – Aula-show

14h - Abertura do Coffees ao público
14h - 15h - Quem é a Empresa Capixaba de Análises de Contaminantes em Café? Palestrante: Quimiplan
15h - 16h - O Papel das Mulheres na evolução dos cafés especiais do Espírito Santo.
Palestrantes: Patrícia Morais da Matta Campbell (Incaper) e Patrícia Ferraz (Seag)
16h - 17h - Indicação Geográfica dos cafés especiais do Espírito Santo. Moderação: Mariana Proença
Palestrantes: IG Café Montanhas do Espírito Santo – Guilhermino Netto – Acemes IG Caparaó - Ana Carolina Correa Malta – Apec Indicação de Procedência (IP) “Espírito Santo” para o café conilon- Alexandre Ferreira - Fecafés"
17h - 17h30 - Os Cafés do Espírito Santo
Palestrante: Secretário de Estado da Agricultura - Enio Bergoli. Apresentação Mariana Proença
17h30 - 18h30 - A história do Latte Art e como é feito
Palestrante Tiago Rocha (Naveia)
18h30 - 19h30 – Sustentabilidade e agricultura regenerativa na produção de café – Palestrante: Verônica Bitti (Nescafé)
19h30 - 20h30 - Drinques com Café
Palestrantes: Raul Guizelini (Terrafé) e Rodrigo Perdigão (Bartender)

Espaço Workshop

13h30 - 14h30 - Treinamento Sensorial
Palestrante: Leticia Paiva
14h30 - 15h - Do tradicional ao especial - conheça as diferenças do café que você bebe. (Degustação)
Palestrante: Tássio da Silva de Souza (Incaper)
15h30 - 16h30 - Quais as diferenças das torras do café
Palestrante: Ivan Heyden (Academia do Café)
17h - 18h - Como preparar um cardápio de bebidas com café
Palestrante: Vitor Haubert (Manana)
18h30 - 19h30 - Como é realizada a prova de cafés canéforas
Palestrante: KJ Yeung
Foto: Folha Vitória

DIA 28 DE ABRIL

Espaço Cafeteria – Aula-show

14h - 15h - Como é o cultivo do café especial? Quais os cuidados?
Bate-papo com: Deneval Miranda (Campeão do COY 2023), Afonso Lacerda e Altilina Lacerda (Café Forquilha do Rio, Campeões do COY 2016/2018) e Lucas Venturim (Fazenda Venturim, finalista do COY)
15h - 16h - O que são os campeonatos de barismo?
Palestrantes: Tiago Rocha, Vitor Coelho. Mediação Naty Camoleze e Mariana Proença
16h - 20h30 - Copa Coffees 2024

Espaço Workshop

13h30 - 14h30 - Harmonização Queijo e Café
Palestrante: Leticia Paiva
14h30 - 15h - Do tradicional ao especial - conheça as diferenças do café que você bebe. (Degustação)
Palestrante: Marina Castro (Seag)
16h - 17h - Análise de Micotoxinas contaminantes do Café por Kit Alternativo - Palestrante: Dyego Carlétti (Quimiplan)

O Coffees, Semana Nacional do Café, é uma realização do Instituto Panela de Barro, com apoio da Secretaria de Estado da Agricultura, Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas do Estado (Aderes), e Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Pontos moeda