Entretenimento e Cultura

Vila de Páscoa de Domingos Martins será aberta no dia 01 de abril

A principal atração da edição 2017 será a Toca do Coelho. Localizada no centro da cidade, a área promete encantar moradores e turistas com um ambiente decorado e alusivo à data

A principal atração da edição 2017 será a Toca do Coelho, no Centro da Cidade de Domingos Martins Foto: Reprodução

O coelhinho já está se preparando para mais uma temporada em Domingos Martins. A partir do dia 1º de abril, a cidade sediará mais uma edição da tradicional Vila de Páscoa, com uma programação repleta de atividades para as crianças, incluindo a caça aos ovos, no domingo de Páscoa e atrações culturais.

A Praça Dr. Arthur Gerhardt também ganhará decoração especial neste ano, em uma parceria da prefeitura com moradores e empresas locais. O evento segue até o dia 16.

A principal atração da edição 2017 será a Toca do Coelho. Localizada no centro da cidade, a área promete encantar moradores e turistas com um ambiente decorado e alusivo à data. Na Casa da Família Coelho será possível conhecer a cozinha, o quarto e a sala de estar. Do lado de fora, destaque para a horta de couve, alface e cenoura.

Já no jardim, compõem o portal de entrada, o balanço, o coreto da Família Coelho, muitas flores e a casa ovo (esta somente para fotos, sem visitação interna). Outro destaque deste ano será o celeiro de coelhos, espaço onde crianças e adultos poderão interagir com animais de verdade. A tradicional árvore de páscoa alemã, a Osterbaum, também estará na Toca do Coelho, decorada com mais de 300 ovinhos.

No domingo (16) de Páscoa, a criançada poderá participar de uma das brincadeiras mais tradicionais desta época, a caça aos ovos. A divertida missão começará às 7h30 da manhã e cada criança poderá levar até dois ovinhos coloridos para casa. Ao longo do dia, os pequenos que visitarem a Toca do Coelho também ganharão um ovinho com balinhas.

O chocolate não vai faltar na Toca do Coelho, dois estandes estarão localizados dentro do espaço para a comercialização desta delícia nas mais diferentes versões, desde os tradicionais bombons até, claro, ovos de chocolate. Atividades infantis, como pintura de rosto, também estarão entre os atrativos do evento. A Secretaria de Cultura e Turismo prepara ainda uma programação cultural para o período, com diversas apresentações de danças folclóricas e música, sempre aos sábados e domingos (veja a programação ao final desta reportagem). .

>>Mostra Páscoa + Tradicional <<

Sucesso na última edição do Brilho de Natal de Domingos Martins, a Mostra + Tradicional está de volta. Desta vez, a iniciativa coordenada pela Acages e entidades culturais do município, traz para o Centro Cultural (antigo Hotel Imperador) as tradições e costumes pascais alemães herdados dos imigrantes.

“Nosso objetivo é mostrar às pessoas como o tempo de Páscoa era celebrado antigamente, época com poucos recursos, mas com muita criatividade. Vamos trazer itens decorativos e contar um pouco desta história”, adianta uma das organizadoras da mostra, Hilda Braun.

A abertura oficial da Mostra Páscoa + Tradicional será na sexta-feira (31), às 19 horas, no Centro Cultural (antigo Hotel Imperador). A exposição segue aberta ao público no mesmo horário de funcionamento da Toca do Coelho (veja abaixo).

>>Programação Páscoa em Domingos Martins<<

Data: 31 de março a 16 de abril 
Local: Área de festas em frente à Praça Dr. Arthur Gerhardt e Centro Cultural (antigo Hotel Imperador
Local das apresentações de dança e música: Coreto da Praça Dr. Arthur Gerhardt

31/03 (Sexta-Feira):
19h: Abertura da Mostra Páscoa + Tradicional – Centro Cultural (antigo Hotel Imperador)

1º de abril (Sábado):
10h: Abertura Oficial da Toca do Coelho - Área de festas em frente à Praça Dr. Arthur Gerhardt
10h às 22h: Visitação à Toca do Coelho
17h: Grupo de Danças Bergfreunde de Campinho
18h: Eden do Acordeon

2 de abril (Domingo):
10h às 22h: Visitação à Toca do Coelho
17h: Grupo de Danças Blumen der Erde de Soído
18h: Daniele da Concertina
19h30: Eden do Acordeon

3 a 6 de abril (Segunda a quinta):
10h às 21h: Visitação à Toca do Coelho

7 de abril (Sexta-Feira):
10h às 22h: Visitação à Toca do Coelho

8 de abril (Sábado):
10h às 22h: Visitação à Toca do Coelho
17h: Grupo de Metais Pommerweg’s
18h: Daniele da Concertina

9 de abril (Domingo):
10h às 22h: Visitação à Toca do Coelho
17h: Grupo de Metais Pommerchor
18h: Eden do Acordeon

10 a 13 de abril (Segunda a quinta):
10h às 21h: Visitação à Toca do Coelho

14 de abril (Sexta-Feira):
10h às 22h: Visitação à Toca do Coelho

15 de abril (Sábado):
10h às 22h: Visitação à Toca do Coelho
17h: Vavá e Ronaldo -  Moda de Viola 
19h: Irmãos Valle

16 de abril (Domingo de Páscoa):
7h30: Caça aos ovos
7h30 às 22h: Visitação à Toca do Coelho
17h: Grupo de Danças
18h: Chama no Trem

Pontos moeda