Entretenimento e Cultura

Festival Gastronômico da Carne de Sol acontece em Montanha, Norte do Estado

O evento acontece entre os dias 16 de junho e 8 de julho. A Carne de Sol é prato típico da cidade, conhecido internacionalmente, que aguarda o selo de Indicação Geográfica

A carne de sol é o prato típico de Montanha Foto: Divulgação/Prefeitura de Montanha

A cidade de Montanha, região Norte do Estado, se prepara para receber mais uma vez o Festival Gastronômico da Carne de Sol. O evento,l que já faz parte do calendário oficial da cidade começou no dia 16 de junho e vai até o dia 08 de julho e, neste ano, vem em novo formato.

A Carne de Sol é prato típico da cidade, conhecido internacionalmente, que aguarda o selo de Indicação Geográfica (IG), fornecido pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual.

Quando se fala em carne de sol, é quase impossível não se lembrar de Montanha. Não é a toa que este município, localizado no extremo norte, quase na divisa com o estado de Minas Gerais, é conhecido como “a terra capixaba da carne de sol”, condição favorecida por possuir um dos maiores rebanhos bovinos do Estado do Espírito Santo.

Durante o festival, a cidade fica em festa, e os finais de semana bastante movimentados. A expectativa é receber muitas pessoas, nos bares e restaurantes, ao longo dos 20 dias de evento. Os estabelecimentos participantes incluirão o prato participante no seu cardápio, dentro de uma faixa de preço promocional que vai de R$9,90 a R$29,90. As porções são individuas, para duas, três e até mesmo quatro pessoas.

Uma enorme variação de pratos, para todos os gostos, promete conquistar a torcida de muita gente: o famoso churrasco de carne de sol ganhou variações como a Fraldinha de Sol recheada com mussarela, um Purê de Carne de Sol na moranga, e uma Coxinha de Carne de Sol, dos deuses.

A votação será através de voto popular via internet, na página oficial do evento no Facebook. Serão premiados: o melhor prato por voto popular e o melhor prato por avaliação técnica, feita por um chef de cozinha convidado. Os vencedores terão oportunidade de apresentar seus pratos na Tenda Gastronômica, montada no parque de eventos, no sábado, dia 08 de julho, no Festival de Forró e Carne de Sol de Montanha.

Pontos moeda