Esportes

Capixaba tira jejum do Estado e conquista vaga para seletiva olímpica

Gabriel venceu na sequência judocas do Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, todas por ippon, e na final ganhou do Distrito Federal por um wazari e três yukos

Foto: Divulgação/Sesport

Voltar para casa com um título que tira o jejum de 25 anos do Espírito Santo e ainda por cima obter a vaga para disputar a seletiva olímpica para Rio 2016 não poderia ser realidade melhor para o judoca Gabriel José da Silva (Hikari/COES). No último sábado (18), o atleta foi campeão brasileiro sênior, meio leve até 66kg, em Fortaleza (CE). 

Gabriel venceu na sequência judocas do Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, todas por ippon, e na final ganhou do Distrito Federal por um wazari e três yukos. Com o ouro, o atleta é o único do Estado a já obter a vaga para a seletiva olímpica para 2016 pela classe sênior. A seleção acontecerá em dezembro deste ano e é a última chance dos atletas estarem na seleção brasileira e terem a chance de disputar as Olimpíadas. 

Após passar quatro anos em Minas Gerais, no Minas Tênis Clube, Gabriel voltou ao Estado, a convite do corpo técnico do COES, com a proposta de atingir o seu objetivo de estar nas Olimpíadas. “Acreditei no projeto e resolvi voltar para o Estado para ir atrás do meu sonho. Conquistei aqui, o que jamais tinha conquistado fora. Fui vice no Brasileiro Sênior dois anos. Agora o objetivo é a seletiva olímpica, esse foi só um passo. Vou treinar mais, dedicar mais para chegar à seleção brasileira”, disse Gabriel.

Auxiliar técnico de judô do COES, Gabriel Vicentini, um dos responsáveis pelo retorno do judoca ao Espírito Santo, destacou a importância da conquista. “Vejo a importância desse título do Gabriel de duas formas. Uma pela possibilidade da realização do sonho dele, que é participar de uma Olimpíada. A outra é que mantém viva a esperança dos outros capixabas. Mostra que nosso projeto é forte e que mesmo morando num estado pequeno, sem um grande clube, podemos obter um resultado de altíssimo nível”, ressaltou o técnico. 

Quem reforça essa opinião é a secretária de Estado de Esportes e Lazer, Lilian Siqueira. “É muito gratificante ver que nossos atletas estão atingindo níveis e resultados cada vez melhores. Isso é reflexo da dedicação do atleta e do trabalho de qualidade que tem sido desenvolvido no Estado. Com trabalho e determinação podemos alçar voos ainda mais altos”, enfatizou a secretária.

Mais três atletas integrantes do COES ainda têm chance de serem convocados para a seletiva olímpica por meio de indicação. Amanda de Faria Dutra (Hikari/COES),Eduardo Evangelista (Serrana/COES) e João Vitor Falqueto (Hikari/COES).

Pontos moeda