Esportes

Técnico da Desportiva Ferroviária é absolvido de acusação de injúria racial no ES

Sob o comando de Vevé, a Desportiva treina na noite desta quarta (29), na Arena Unimed Sicoob, e viaja na quinta (30) , para se concentrar antes do primeiro jogo da semifinal da Copa ES

Vevé foi absolvido por falta de provas Foto: Divulgação

O técnico da Desportiva Ferroviária, Vevê, foi absolvido da acusação de injúria racial contra o Atlético Itapemirim, na sexta rodada da Copa Espírito Santo, em setembro deste ano.

Vevé foi julgado no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva e absolvido, por unanimidade, por falta de provas. A decisão foi proferida pela Justiça, na noite da última sexta-feira (28).

O artigo em questão trata sobre “praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência”. O TJD-ES analisou os depoimentos dos envolvidos e as súmulas do árbitro e do delegado da partida, que não relatavam o caso. A audiência começou às 18h30 e terminou por volta das 21h. Vevé foi absolvido por quatro votos a zero.

"Conversaram comigo e está tudo normal. Acharam os depoimentos e as provas contraditórios. A situação teria acontecido próximo à arbitragem e ao delegado da partida, por exemplo, e nada estava na súmula. Estava com minha consciência tranquila e tinha a certeza que seria absolvido, porque em momento algum cometi injúria racial contra quem quer que seja. Aos poucos a verdade vai aparecendo e tenho fico feliz que o Tribunal tenha feito justiça”, comenta o treinador.

Sob o comando de Vevé, a Desportiva treina na noite desta quarta-feira (29), na Arena Unimed Sicoob, e viaja na quinta-feira (30) , para se concentrar antes do primeiro jogo da semifinal da Copa ES, contra o Real Noroeste, na sexta-feira, em Águia Branca. 

Entenda o caso

Após um jogo pesado, no dia 13 de setembro, o técnico da Desportiva Ferroviária, Vevé, juntamente com o maqueiro e o goleiro da equipe do Atlético-ES foram encaminhados para a 9ª Delegacia Regional, de Itapemirim. O técnico era suspeito de injúria racial.

Segundo informações de testemunhas, a confusão teria iniciado primeiramente com o maqueiro da equipe alvinegra, que disse ter sido chamado de “macaco” pelo técnico da Tiva. Logo após, em uma reposição de bola do goleiro do Atlético-ES, o técnico Grená reclamou da demora no lance, e após uma discussão com o jogador, foi acusado pelo goleiro por chamá-lo de macaco. 

O técnico Vevé, o maqueiro e o goleiro do Atlético-ES prestaram depoimento na 9ª Delegacia Regional, em Itapemirim. 

Pontos moeda