Esportes

Erick Silva e Lyoto Machida atropelam e Barão faz as pazes com a vitória no UFC

A noite foi de vitória para muitos brasileiros. Confira a análise de cada combate do card principal e do preliminar feita pelo especialista

Elcione Júnior fez uma análise especial para o Folha Vitória sobre o card do UFC Fight Night 58, disputado na noite de sábado (20), no Ginásio José Correa, em Barueri, São Paulo. Na última edição de 2014 do maior evento de lutas as estrelas brasileira fizeram as pazes com a vitória no card principal. Festa do capixaba Erick Silva e dos brasileiros Renan Barão e Lyoto Machida. Confira os destaques de cada combate:

Erick Silva (Brasil) x Mike Rhodes (USA) 

O atleta capixaba brilhou na noite do UFC Fight Night 58 Foto: Estadão Conteúdo

A estrela capixaba Erick Silva atropelou Mike Rhodes não dando tempo nem de seu adversário anotar a placa. Botou seu oponente para dormir com um katagatame em pouco mais de 1 minuto de luta.

Mais uma vez, sua performance foi digna de bônus da noite.  Por sinal, Erick Silva é um papa bônus do UFC, ganhando 5 em suas 8 lutas. Não há duvidas de que o capixaba é  uma estrela e um lutador talentoso. Porém, devido à sua superioridade absoluta na luta, não sabemos como estaria seu gás em um combate de três rounds.

Seguramente, caso o problema de condicionamento de Erick seja coisa do passado, ele tem tudo para se tornar um futuro campeão do peso meio médio.

Elias Silverio (Brasil) x Rashid Magomedov (Rússia) 

Foto: Estadão Conteúdo

Apesar da imensa simpatia, Elias Silverio, o Xuxu, foi dominado durante os três rounds e, infelizmente, acabou sendo nocauteado nos momentos finais da luta. Nenhum demérito para o brasileiro, pois enfrentou um lutador casca grossíssima. O russo conta com um cartel de 19 vitórias e somente uma derrota e é o ex- campeão do M-1 global, maior evento de MMA do leste Europeu.

Antonio Cara de Sapato (Brasil) x Patrick Cummins (USA) 

Foto: Estadão Conteúdo

O brasileiro “Cara de Sapato” foi dominado durante os três rounds pelo americano e acabou perdendo a luta por decisão unânime dos juízes. O brasileiro perdeu os três rounds da mesma maneira. Cummins botava pra baixo, trabalhava seu “ground and pound”, enquanto Cara de Sapato insistia em uma tentativa frustrada de aplicar uma chave de perna.

Acredito que faltou um pouco de criatividade e adaptabilidade ao brasileiro. De tentar algo diferente, já que sua estratégia inicial não estava funcionando. Talvez isso seja  devido a sua falta de experiência no MMA, afinal, Cara de Sapato tem somente 25 anos e essa foi apenas sua sexta luta.

Renan Barão (Brasil) x Mitch Gagnon (Canadá) 

Foto: Estadão Conteúdo

Renan Barão talvez tenha sido o atleta que entrou sob maior pressão nessa edição do UFC. Vem de uma derrota, a primeira em quase oito anos, da perda de cinturão para TJ Dillashaw , perdeu a oportunidade de revanche para a balança, quando não conseguiu lutar por ter desmaiado no processo de perda de peso e, para completar, seu pai passou por um problema de saúde nas semanas que antecederam o evento.

Barão  teria pela frente um atleta top 14 da categoria, ou seja, tinha pouco a ganhar com  sua vitória e muito a perder, caso fosse derrotado, pois desabaria no ranking da categoria.

O brasileiro entrou na luta com uma postura um pouco diferente,  mais “travado” do que  o normal.  Ganhou os dois primeiros rounds de uma forma bem parelha. Sem abrir grandes vantagens.

Entrou melhor no terceiro round, embalado pelos gritos de “o campeão voltou” da torcida. Conseguiu uma queda e encaixou um belo katagatame justíssimo, garantindo assim mais uma vitória por finalização.

Barão não comemorou sua vitória com sorrisos e dancinhas como sempre faz. Pediu uma nova chance de  disputar o  cinturão ao falar no microfone e aproveitou a oportunidade para mandar um recado para o campeão: “Dillashaw, eu tenho dois presentes para você. Minha mão direita e minha mão esquerda. Eu vou calar a sua boca”. Pelo visto, Barão ainda está bem focado em ter de volta o cinturão.

Lyoto Machida ( Brasil)  vs C.B Dollaway ( USA)

Foto: Estadão Conteúdo

A luta principal da noite não poderia ser melhor. A estrela do MMA brasileiro,  o dragão Lyoto Machida, brilhou em seu combate e conseguiu o nocaute mais rápido da noite. Logo no inicio da luta, o  brasileiro acertou um belíssimo chute lateral com uma precisão cirúrgica nas costelas de CB Dollaway. Seu adversário acusou o golpe e Lyoto partiu com tudo para cima, conectando uma seqüência avassaladora de socos em C.B.  e obrigando o juiz a interromper a luta por nocaute técnico a 1:05 de disputa.

A torcida foi ao delírio com a performance de Lyoto. O ex-campeão, sempre cordial , agradeceu a todo o público presente e enalteceu seu adversário. Lyoto, mais uma vez, prova que é um superatleta e que tem tudo para estar muito em breve disputando o cinturão dos médios novamente.

No card preliminar, goleada do Brasil!

O UFC foi só alegria para os brasileiros no card preliminar, que deram um show de MMA e  golearam os “gringos” por 5 a 1. Foram cinco vitórias e apenas uma derrota nas lutas iniciais do evento. Vale destacar alguns lutadores que impressionaram e prometem fazer bonito no evento.

Leandro ISSA (Brasil) x Ulka Sasaki (Japão)

O brasileiro de Ubatuba, São Paulo, radicado em Cingapura, deu um show de MMA em sua luta contra o japonês Ulka Sasaki. Para quem acha que o japonês era um oponente fraco, fique sabendo que antes de enfrentar o brasileiro, Sasaki tinha um cartel de 18 vitória e somente uma derrota. Estava há 12 lutas sem perder e já tinha sido campeão do Shooto, evento de grande expressão no Japão.

O brasileiro fez a luta parecer fácil e dominou o combate em todos os fundamentos. Conectou bons golpes na luta em pé e mostrou sua excelência na arte suave.  O japonês quase estragou os planos do brasileiro ao tirar um triângulo de mão justíssimo no segundo round, mas o Leandro mostrou toda a sua técnica de jiu jitsu e saiu da posição. Para fechar com chave de ouro, o brasileiro aplicou um  mata leão que não pegou no pescoço, mas botou muita pressão no maxilar de Ulka, não dando outra saída senão bater e terminar a luta. Vitória com “V” maiúsculo para o brasileiro e imenso talento de Leandro ISSA.

Hacran Dias (Brasil) x Darren Elkins (EUA)

O brasileiro mostrou que tem espírito de campeão e surpreendeu o americano com excelentes defesas de quedas. Hacran dominou Elkins em sua especialidade, a luta olímpica. Dias trocou melhor e botou o americano pra baixo em várias oportunidades. O brasileiro dominou  todos os três rounds, porém, no último minuto do 3º, deu um susto na torcida ao tomar  um estrangulamento perigosíssimo. Apesar do sufoco, Hacran manteve a calma e, com muita técnica, saiu corretamente do estrangulamento. Com isso, o brasileiro consagrou sua vitória por decisão unânime dos juízes contra um lutador top 13 da categoria. Além da vitória, o brasileiro deve subir nos rankings da organização e se tornar um top 12 da categoria peso pena, a mesma  de seu companheiro de equipe José Aldo e atual detentor do cinturão.

Renato Moicano Carneiro (Brasil) x Tom Niinimak (Finlândia)

Renato Moicano chegou ao UFC como campeão do Jungle Fight e  invicto no MMA , com 10 lutas, 9 vitórias e 1 empate. O brasileiro não sentiu o peso da estreia no maior evento do mundo de MMA e mostrou uma tranquilidade que beirava a frieza de um atirador de elite. Encaixou vários golpes contundentes no finlandês, dominando por completo tanto o primeiro como o segundo round e mostrando um Muay Thai de primeira qualidade. No segundo round, Moicano foi matador e não perdeu a oportunidade ao encaixar um mata leão ajustadíssimo que  obrigou o finlandês a bater. Além de ganhar, o brasileiro faz bonito e estreia no evento com o pé direito.

Pontos moeda