Esportes

Tocha olímpica passará por três cidades capixabas até maio de 2016

Em Vitória, a tocha sairá do Ministério Público Estadual (MPE) com destino à Praça do Papa, onde haverão shows a acendimento da pira olímpica

Os condutores da tocha serão escolhidos por uma campanha nacional Foto: Agência Brasil

Três cidades capixabas deverão receber a tocha das Olimpíadas do Rio 2016. Além da capital Vitória, as cidades de Cachoeiro de Itapemirm e São Mateus terão a presença do símbolo maior dos jogos, que deve chegar ao Estado entre os meses de abril e maio do ano que vem. O anúncio com as quase 300 cidades do País onde a tocha vai passar foi feito nesta manhã de sexta-feira (03), em Brasília pela presidente Dilma Rousselff. 

Em Vitória, a tocha sairá do Ministério Público Estadual (MPE) com destino à Praça do Papa, onde haverão shows a acendimento da pira olímpica.

 “Serão 30 quilômetros de percurso com a tocha passando nas mãos de diversos atletas e paratletas”, afirma o secretário de Esportes de Vitória e coordenador da força-tarefa de revezamento da tocha, Wallace Valente.

Os condutores da tocha serão escolhidos por uma campanha nacional que dá prioridade aos atletas, mas nomes de personalidades serão indicados pela Prefeitura de Vitória. Valente garante que atletas olímpicos e medalhistas estarão presentes durante o percurso da tocha. “Também poderemos ter medalhistas capixabas como os jogadores de vôlei de praia, Alison Cerutti  e Fábio Luiz Magalhães, e os irmãos Esquiva e Yamaguchi Falcão”, diz.

Em 2007, durante a realização dos Jogos Pan Americanos, Vitória também recebeu a tocha olímpica. Depois de passar pelo Espírito Santo, a tocha deve seguir para Porto Seguro, na Bahia. De acordo com o secretário, além da tocha, a capital capixaba também poderá receber a delegação de ginástica da Rússia. “Vitória tem o clima parecido com o a cidade sede que é o Rio, também temos o mar e os ventos que dão condição para provas de vela, e estrutura hoteleira para atender bem as delegações”, conta Valente. 

Tocha olímpica 

A tocha percorrerá 300 cidades além das 26 capitais e de Brasília. O percurso começará em maio e terminará no Rio de Janeiro para o início do evento, marcado para 5 de agosto. O último condutor da tocha acenderá a Pira Olímpica durante a cerimônia de abertura dos Jogos, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

O design da tocha foi o resultado de um processo de seleção nacional com 76 inscritos que culminou na reunião de uma Comissão Julgadora multidisciplinar, formada por 11 membros reconhecidos por sua experiência na criação de produtos ou por seu destaque no Movimento Olímpico.

Cada tocha é produzida com alumínio reciclado e resina, e acabamento acetinado - pesa entre 1kg e 1,5kg, medindo 63,5cm quando fechada e 69cm de altura quando aberta. O modelo do objeto é definido por três palavras, movimento, inovação e brasilidade, e conta com cores e elementos que ilustram o céu, as montanha, o mar e o chão, este último representado pelo calçadão de Copacabana.

Além das 300 cidades que receberão o revezamento propriamente dito, outras 200 assistirão à passagem do comboio com a chama exposta. A lista completa do trajeto será divulgada no início de 2016. Depois de ser acesa na cidade de Olímpica, da Grécia, a tocha terá sua jornada no Brasil iniciada entre abril e maio de 2016 e irá durar entre 90 e 100 dias. Serão 12 mil condutores, cada um percorrendo cerca de 200 metros com o objetos nas mãos.

Pontos moeda