Os concursos públicos no Poder Executivo federal devem voltar a acelerar em 2019. A informação foi passada pelo assessor especial do Ministério do Planejamento, Arnaldo Lima Junior, em entrevista ao site de notícias G1. Segundo ele, esses concursos serão necessários para preencher vagas que serão abertas com as aposentadorias de servidores.
Dados do Planejamento mostram que 40% dos servidores vão se aposentar até 2027, o equivalente a 216 mil profissionais. A pasta vem autorizando apenas concursos urgentes desde 2015, quando o país passou a enfrentar uma grave crise financeira.
O Planejamento autorizou este ano apenas os concursos da Abin, para a preencher 300 vagas, o Mapa, com 300 vagas de veterinários efetivos e 300 temporários, e a AGU, extraoficialmente, a para 100 vagas na área de apoio.
A expectativa é de que, até o fim do ano, o Planejamento autorize outros concursos com pedidos em análise, entre eles Polícia Rodoviária Federal, Banco Central, Polícia Federal, Ministério da Fazenda e Receita Federal, mais urgentes.
INSS é citado como um dos concursos mais procurados
Na fala otimista do assessor Arnaldo Lima Junior, foi citado um dos concursos mais procurados por concurseiros de todo o país: o do INSS. Depois disso, a Confederação Nacional dos Trabalhadores da Seguridade Social se manifestou, alertando para a importância do novo concurso, além da chamada de aprovados da seleção de 2015.
Segundo o presidente nacional da Confederação, Sandro Alex de Oliveira, há urgência no concurso, já que muitos servidores do órgão estão se aposentando. De acordo com Sandro, há um déficit de cerca de 14 mil servidores. A expectativa é que o INSS encaminhe um novo pedido no ano que vem, para realizar o concurso em 2019.
Concurso para 300 vagas de veterinários é aberto
Foi divulgado na última terça-feira, dia 26, o edital do concurso do Ministério da Agricultura, para auditor-fiscal federal agropecuário, na função de veterinário. São 300 vagas, com remuneração inicial de R$15 mil, já incluindo o auxílio-alimentação, de R$458.
As inscrições serão recebidas até o dia 16 de outubro, no site da Esaf, organizadora da seleção. Diferentemente do processo seletivo para temporários aberto pelo Mapa, também para 300 vagas de veterinário, esse concurso é para contratação via regime estatutário, que prevê estabilidade. A seleção de temporários, inclusive, já teve o resultado das provas divulgado.
MPU convoca quase 100 aprovados do concurso 2013
Enquanto o próximo concurso do MPU não sai, o Ministério Público da União segue convocando aprovados da seleção de 2013. Na última semana, foram chamados 98 aprovados para o cargo de técnico da área de Informática.
Espírito Santo terá concursos na Educação e Segurança
O governo do Estado pretende realizar concursos para as áreas de Educação e Segurança em 2018. A intenção do governador Paulo Hartung foi publicada no Diário Oficial do Estado na última segunda-feira, dia 25. O Projeto de Lei Orçamentária Anual 2018 já foi encaminhado à Assembleia Legislativa, e o valor global teve um aumento de 4,19% em relação ao desse ano.
A FOLHA DIRIGIDA já havia divulgado que o governo vai realizar seleções para a Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. Na Educação, o último concurso foi realizado em 2016 pela Fundação Carlos Chagas, com 1.178 vagas para o cargo de professor em diversas especialidades. Já na Segurança os últimos concursos foram realizados em 2010 e 2013, em diversos cargos.
E, para quem fez o concurso do Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo, foi divulgado na segunda-feira, dia 25, o resultado final da seleção. Os candidatos podem consultar a lista de aprovados no site do Instituto AOCP, organizador. As vagas foram para Vitória, Cachoeiro de Itapemirim e Linhares.