Geral

Para ajudar família carente do bairro Condados, psicóloga cria campanha em Guarapari

Verena recebeu reforço das amigas que divulgaram a ação. Logo os resultados começaram a aparecer

Aline Couto

Redação Folha da Cidade
Foto: Reprodução
Isac com os filhos Davi e Moisés. 

Verena Ramalhete, psicóloga de Guarapari, iniciou uma campanha para ajudar uma família, pai separado e dois filhos, Davi de 12 anos e Moisés, 7, que mora no bairro de Condados e sobrevive catando recicláveis. “Os conheci numa noite de sábado em Nova Guarapari. Os três “trabalham” juntos coletando recicláveis com uma carrocinha. Todas as noites eles andam um pedaço longo empurrando o carrinho para juntar as coisas. Os filhos sempre estão juntos pois não podem ficar sozinhos em casa”.

Verena contou que abordou o pai, Isac Simões de Oliveira, oferecendo ajuda. “A noite estava fria e vi que os meninos só calçavam chinelos e vestiam shorts. Ele foi muito simpático e disse que no dia não estava precisando. Mesmo assim perguntei se poderia levar alimentos e roupas para eles, e Isac aceitou”.

Situação da casa

Foto: Reprodução
Como a casa se encontrava na primeira visita da Verena.

A psicóloga foi visitá-los e levou as doações. “A casa onde moram não tinha mesa nem cadeiras. O sofá não dava para sentar, dois buracos grandes. Só tinha uma cama. Não tinham armário nem estante, guardavam tudo dentro de uma sapateira. Na cozinha só havia uma geladeira quebrada que era usada para guardar os alimentos. Sobre o banheiro, a situação do vaso sanitário estava precária e o chuveiro não funcionava. Eles tomavam banho gelado do lado de fora. A situação era muito difícil”.

Campanha

Foto: Reprodução
A casa após o recebimento de algumas doações.

A casa após o recebimento de algumas doações.Depois de ver a condição da família, Verena iniciou uma campanha para arrecadar doações e contou com a ajuda das amigas que espalharam a ação pelas redes sociais. E deu frutos. “Conseguimos mais alimentos e roupas; dois sofás; liquidificador; vaso sanitário; chuveiro elétrico; filtro de água (eles tomavam água da torneira); cama; mesa com quatro cadeiras; pia e até um pedreiro e arquitetos voluntários para reformar a casa”.

Agora a campanha tenta arrecadar materiais de construção e valores para pagar a mão de obra de uma reforma na casa. “Somos muito gratos a todos que ajudaram, nesse momento a necessidade é de uma reforma na casa. Quando chove entra água. Precisam de janelas e porta, por exemplo. Além de dinheiro para os serviços mais urgentes, como no banheiro”.

Para contribuir, basta acessar o link da vakinha online. “Quem puder doar brinquedos para as crianças, agradecemos. Eles nunca tiveram com o que brincar. E os três também estão precisando de calçados. Isac e o filho mais velho calçam 39 e o mais novo, 33/34”.

Mais informações: 99925-8609 – Verena

Pontos moeda