De olho no taxímetro! Pesquisa revela se capixaba paga o que usa nos táxis de Vitória
A verificação periódica dos taxímetros instalados nos táxis licenciados no de Vitória, terminou na última quinta-feira (25). O trabalho foi realizado pelo Ipem-ES, de 9 a 25 de junho
Uma inspeção feita em mais 350 táxis de Vitória constatou irregularidades em 14 taxímetros. A revisão foi realizada pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Espírito Santo (Ipem-ES), e o resultado foi divulgado nesta segunda-feira (29).
A verificação periódica dos taxímetros instalados nos táxis licenciados no município de Vitória, terminou na última quinta-feira (25). O trabalho foi realizado pelo Ipem-ES, de 9 a 25 de junho, e dos 471 veículos existentes na região, 380 foram vistoriados.
Os responsáveis pelos veículos cujos taxímetros que ainda não passaram pela verificação obrigatória no prazo estabelecido devem se dirigir à sede do Ipem-ES para a realização do serviço, estando sujeitos às penalidades legais. O táxi que no exercício corrente já tenha submetido o taxímetro à verificação, estando com a marca de verificação do Inmetro com a indicação “verificado até 2016”, não necessita realizar nova verificação.
A gerência responsável pela fiscalização e verificação dos taxímetros informou que, dentre os veículos fiscalizados, 14 instrumentos foram reprovados e um foi interditado. As principais irregularidades encontradas foram erro na medição em relação à distância percorrida e dígitos apagados, impedindo a leitura correta do valor indicado.
Desses 15 instrumentos reprovados/interditados, seis foram reparados por oficina autorizada, verificados e aprovados. Outros seis foram reparados e estão agendados para nova verificação nesta segunda-feira (29).
Os outros três proprietários ainda não retornaram ao Ipem-ES para realizar novo agendamento. Vale ressaltar que é obrigatório submeter o taxímetro a nova verificação sempre que houver reprovação e o instrumento necessitar de reparos. Os taxímetros só recebem a marca e o certificado de verificação do Inmetro após serem aprovados.
Outras irregularidades foram encontradas pelos fiscais do Ipem durante a operação, tais como: lacres violados, permitindo o acesso à regulagem do instrumento e dimensões diferentes dos pneus e rodas utilizados, ocasionando erros nas medições, com prejuízo para o consumidor. Os proprietários foram notificados e autuados e, após receberem o Auto de Infração no endereço cadastrado, terão um prazo de 10 dias para apresentarem a defesa.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (27) 3636-6085, e o consumidor que notar irregularidades ou tiver dúvidas, pode fazer a denúncia na Ouvidoria do Ipem, pelo telefone 08000 391112 ou e-mail: [email protected].