Geral

Marechal Floriano ganha sua segunda Reserva Particular do Patrimônio Natural

Estas reservas são instrumentos de extrema importância para a conservação de locais estratégicos como ecossistemas ameaçados, zonas de amortecimento de Unidades de Conservação e/ou mosaicos

A reserva possui três hectares e setenta e quatro ares Foto: Divulgação/Governo

A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Koehler, localizada no município de Marechal Floriano, é a mais nova área de preservação ambiental garantida por Lei e reconhecida pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). 

O reconhecimento por parte do Iema foi publicado na última sexta-feira (03) no Diário Oficial. A reserva possui três hectares e setenta e quatro ares. Atualmente existem 45 RPPNs localizadas no Espírito Santo, totalizando uma área de 4.371,98 hectares dessa categoria de Unidade de Conservação (UC). A criação de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural parte de um ato voluntário do proprietário e tem caráter perpétuo. 

A RPPN Koehler é a segunda do município de Marechal Floriano, a primeira se chama Rio Fundo e foi criada no ano de 2012 e tem quinze hectares e noventa e dois ares.

Estas reservas são instrumentos de extrema importância para a conservação de locais estratégicos como ecossistemas ameaçados, zonas de amortecimento de Unidades de Conservação e/ou mosaicos. Elas colaboram também para a constituição de Corredores Ecológicos, o aumento da conectividade da paisagem e proteção da fauna e flora. 

Mais informações sobre como criar uma RPPN podem ser obtidas no site www.meioambiente.es.gov.br.