Racionamento de água continua no ES mesmo após fortes chuvas
A Cesan deve analisar o nível da represa de Rio Bonito, que regula a vazão do Rio Santa Maria da Vitória. No Rio Jucu, o aumento da vazão e deu até para pescar
Mesmo com toda essa chuva que atinge o Espírito Santo, o racionamento de água em algumas regiões continua. De acordo com a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), a situação do Rio Santa Maria da Vitória melhorou, mas o racionamento para moradores da Serra, parte continental de Vitória, dez bairros de Cariacica e Praia Grande, em Fundão, ainda está mantido.
Na próxima quinta-feira (17), a Cesan deve analisar o nível da represa de Rio Bonito, que regula a vazão do Rio Santa Maria da Vitória, para verificar se o racionamento vai ser mantido. Enquanto isso, a população deve fazer o uso consciente da água.
Já no Rio Jucu, em Vila Velha, a chuva deste fim de semana trouxe um alívio. O aumento da vazão e deu até para pescar. Esse cenário, de acordo com especialistas, não era visto há pelo menos dois anos. Apesar da chuva ter aumentado a vazão do rio, segundo ambientalistas a preocupação com o racionamento de água não deve diminuir. Isso porque, o volume ainda não foi suficiente para recarregar o lençol freático.
Outra preocupação é com a quantidade de vegetação dentro do Rio Jucu, resultado do depósito de material orgânico, como esgoto. Quanto mais mato no leito, menor a absorção de água no solo, fazendo com que o nível do rio diminua mais rápido, caso pare de chover.