Geral

Cachoeiro terá programação especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

As ações acontecem entre os dias 2 e 8 de março com palestras, distribuição de panfletos educativos, exibição de vídeos, atendimentos em saúde e atividades esportivas

As ações em comemoração ao Dia Internacional da Mulher começam com ciclo de palestras sobre a Lei Maria da Penha Foto: ​Divulgação/Prefeitura

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, Cachoeiro terá uma série de eventos para o período entre os dias 2 e 8 de março. Palestras, distribuição de panfletos educativos, exibição de vídeos, atendimentos em saúde e atividades esportivas fazem parte da programação especial.

As ações começam com ciclo de palestras sobre a Lei Maria da Penha, que coíbe e pune a violência doméstica contra as mulheres. Serão realizadas, do dia 2 ao 7, nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) dos bairros União, Village da Luz, Jardim Itapemirim e Zumbi. Qualquer pessoa pode participar para tirar dúvidas e receber informações, também, sobre a rede de apoio à mulher no município.

A Praça Jerônimo Monteiro terá atividades a partir do dia 6. São palestras sobre o combate ao feminicidio e políticas públicas de proteção da mulher. Em seguida, as participantes serão convidadas a visitar a exposição “Cem anos luz – 100 anos de Luz del Fuego”, que exibe fotos da atriz, ativista e dançarina cachoeirense Dora Vivacqua, em cartaz na Sala Levino Fanzeres.

A programação terá seu ponto alto no Dia Internacional da Mulher. A partir das 8h, haverá uma série de atividades na Praça Jerônimo Monteiro, incluindo aferição de pressão, exames para detectar doenças sexualmente transmissíveis, exibição de documentário e lançamento da Campanha do Laço Branco, que tem o objetivo de incentivar os homens a se envolverem na luta pelo fim da violência contra a mulher.

Confira a programação!

Ciclo de palestras nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras)
Tema: Lei Maria da Penha e violência doméstica

2/3 – Quinta-feira
Cras do Alto União

3/3 – Sexta-feira
Cras do Village da Luz

6/3 – Segunda-feira
Cras do Jardim Itapemirim

7/3 – Terça-feira
Cras do Zumbi

Praça Jerônimo Monteiro - Centro

6/3 – Segunda-feira
8h – Panfletagem no semáforo.
9h – Palestra da professora Beatriz Fraga sobre o tema “Da morte simbólica à física. Cachoeiro reage ao feminicídio”. 
Local: Sala Levino Fanzeres (Praça Jerônimo Monteiro). 
Em seguida, visita à exposição “Cem anos luz – 100 anos de Luz del Fuego”.

Safra
10h - Ação Siga Bem Caminhoneiro – Safra, sobre campanha do Laço Branco, abertura com Coral da Casa Verde.
15h30 - Palestra no Siga Bem Caminheiro – Safra, sobre a campanha do Laço Branco.

7/3 – Terça-feira
8h – Panfletagem no semáforo.
9h – Palestra com a psicóloga Giovanna Carrozzino Werneck, especialista em Terapia Comportamental e Políticas Públicas em Gênero e Raça. Tema “Mulher, a culpa não é sua”.
Local: Sala Levino Fanzeres (Praça Jerônimo Monteiro). 
Em seguida, visita à Exposição Luz Del Fuego - Sala Levino Fanzeres.

8/3 – Quarta-feira
8h – Concentração pela Não Violência Contra a Mulher – Praça Jerônimo Monteiro.
8h30 – Abertura oficial das atividades do Dia Internacional da Mulher e Lançamento da Campanha do Laço Branco – Praça Jerônimo Monteiro.
Exibição de Documentário “Violência Doméstica: Mulher, a culpa não é sua”, produzido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes).
8h às 11h – Exames HIV, sífilis, hepatite, DST, distribuição de preservativos.
9h às 11h – Aferição de pressão e teste de glicemia, orientação psicológica e jurídica para vítimas de violência.
19h – Corrida de Mulheres e Pedalaço pela Vida (passeio ciclístico). As corredoras saem na frente e 10 minutos depois saem as ciclistas, do final da Beira Rio, na Ilha da Luz, até a Praça Jerônimo Monteiro.
20h - Encerramento da programação.

Pontos moeda