Geral

Grupo realiza coleta seletiva de porta em porta em Viana

Empresas, casas e comércios podem aderir e separar o lixo seco que a associação recolhe e leva para o galpão da Ascamavi, em Nova Bethânia

O material bruto recolhido é reutilizado e se transforma em outros produtos Foto: Reprodução

A Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Viana (Ascamavi) realiza um trabalho de coleta seletiva porta a porta duas vezes por semana. A coleta acontece parceria com a Prefeitura de Viana. Quem já tem a consciência  e o comprometimento ambiental pode ajudar já separando o plástico, a garrafa e o papel para o recolhimento feito pela Ascamavi. 

Empresas, casas e comércios podem aderir e separar o lixo seco que a associação recolhe e leva para o galpão da Ascamavi, em Nova Bethânia. Toda segunda e quinta pela manhã as integrantes do grupo percorrem a região da Grande Bethânia que é formada pelos bairros Vila Bethânia, Nova Bethânia e Vila Bethânia para o recolhimento.

No galpão, elas utilizam esse material bruto também para confecção de outros produtos. “Além da venda do material, o artesanato é uma das formas que o grupo da Ascamavi começou a utilizar para a destinação dos materiais. Elas ainda não estão vendendo os produtos”, disse a gestora de Educação Ambiental Cintia Cândido Mendes.

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural de Viana, Fabrício Machado, a Coleta Seletiva é uma etapa fundamental para efetivação do Plano Nacional de Resíduos Sólidos na cidade. “É por meio dele, o Plano, que os resíduos recicláveis são separados dos demais resíduos inibindo, assim, o descarte irregular desse material”, enfatizou.

Pontos moeda