Geral

Instituto inicia fiscalização de ovos de Páscoa e outros produtos consumidos no período

Os resultados parciais da fiscalização serão divulgados toda sexta-feira no site do IPEM e, além dos ovos de Páscoa, peixes e pescados também serão fiscalizados

Quem costuma escolher o ovo de chocolate pelo número precisa saber que não tem relação com a quantidade de chocolate Foto: TV Vitória

O Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) começou nesta segunda-feira (27) a fiscalização de ovos de Páscoa e de outros produtos consumidos na Semana Santa. 

Para ajudar o consumidor na tarefa de escolher o melhor produto e garantir que ele leve para casa o que o fabricante descreve na embalagem, o Ipem realizará a fiscalização até o dia 13 de abril.  O agente fiscal Luiz Langoni  alerta que, quem costuma escolher o ovo de chocolate pelo número, por exemplo, precisa saber que ele não tem nada a ver com a quantidade de chocolate. 

“O consumidor deve ficar atento ao peso líquido do produto, que é a indicação da quantidade de chocolate desse produto. A numeração em si não quer dizer que tem mais chocolate do que o outro”.

Além do chocolate, os peixes também estão na lista da fiscalização do instituto. Parte dos itens são recolhidos e pesados durante a fiscalização. O conteúdo não pode ser menor que o peso que consta na etiqueta do produto. Caso irregularidades sejam encontradas, o estabelecimento comercial poderá ser multado. 

“Alguns dos produtos a gente leva para o laboratório para fazer essa pesagem e em outros produtos a pesagem é realizada in loco. Se no laboratório a gente detecta algum tipo de irregularidade a empresa responsável pelo produto é autuada”. 

A expectativa é de que ainda essa semana sejam divulgados os primeiros resultados da fiscalização. 

“Toda sexta-feira sai um relatório semanal do andamento da operação e no final, na prévia  da Páscoa a gente vai divulgar o resultado final”, afirmou Langoni. 

Pontos moeda