Geral

Qualidade no atendimento, mantém selo que atesta excelência em gestão de hospital de Cachoeiro

A manutenção da certificação da Unimed Sul Capixaba é da Organização Nacional de Acreditação (ONA), e foi atestada na última semana, após auditoria interna

O hospital Unimed Sul Capixaba conquistou a manutenção da certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) Foto: ​Reprodução

O avanço na saúde em Cachoeiro ao longo dos últimos anos é notório aos pacientes da região. A chegada de novos médicos, mais especialidades e exames garantiram e continuam ofertando, um atendimento de qualidade para os moradores do município e da região sul do Espírito Santo. 

Referência na região, o Hospital Unimed Sul Capixaba garantiu a manutenção da certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) Nível 3. O selo atesta a excelência da gestão da instituição e a alta qualidade do serviço prestado aos clientes, e coloca o hospital entre os melhores do Estado.

De acordo com o presidente Pedro Scarpi Melhorim, o resultado comprova o serviço que é oferecido aos pacientes. “A Unimed preza pela melhoria contínua e pela prestação de serviço. Como lida com pessoas infelizmente, existem falhas, mas estamos sempre procurando melhorar”, comenta.

Desde 1993, quando implantou o hospital na cidade, a Unimed aumentou o atendimento de 8 mil vidas para 85 mil vidas. “O hospital foi crescendo ao longo dos anos. Tínhamos em torno de 30 leitos, e hoje, estamos com 100, e já não temos mais espaço. Por isso, estamos partindo para um novo hospital, que veio de um processo de anos e nesse ano começamos a construção. É um investimento muito alto e temos que fazer com total segurança, tanto para os mais de 400 cooperados como das 85 mil vidas”, explica Scarpi.

O novo hospital será construído na BR-482, que liga Cachoeiro à BR-101 Sul. “Teremos uma área ampla, bem localizada e de fácil acesso, com estacionamento próprio e o uso de recursos naturais, além do tratamento de resíduos. Vamos levar para lá a alta complexidade. Isso vai gerar mais trabalho médico, que é a finalidade da cooperativa. O hospital terá 122 leitos nessa primeira etapa, mas temos projeto para chegarmos a 400”, continua o presidente.

Projetos

O presidente Pedro Scarpi Melhorim destaca os avanços na saúde de Cachoeiro ao longo dos últimos anos Foto: ​Divulgação

A Unimed atende 30 municípios do sul do Estado e o Pronto Socorro será mantido no mesmo local. “Será adequado e vamos melhorar o Pronto Socorro. Também vai permanecer o materno-infantil. Isso é uma tendência em outros grandes centros de separar o Pronto Socorro do hospital”, ressalta.

Segundo ele, com tantos avanços na área da saúde, o município ainda deve ter lamentar por não ter uma faculdade de Medicina. “Tantos municípios que mal têm hospital, possuem faculdade. Aqui, temos dois hospitais com residência médica e não temos. Os hospitais apoiam a vinda da faculdade”, garante.

Além do atendimento, Pedro destaca os projetos sociais apoiados pela Unimed. “Isso é um dos princípios do cooperativismo, que é retornar à sociedade o que provem. Além do óbvio, que é não agredir o meio ambiente, temos muitos trabalhos sociais, voluntariado junto aos colaboradores, não só em Cachoeiro, como em Marataízes e Castelo”, completa.

Os projetos apoiados são: Projeto Nossa Criança, Grupo Unido, Música na Comunidade, Associação das Crianças de Castelo (ACRIC), Bom de Bola, Programa de Integração Social Comunitária (PISC), Biodiversidade e Florestas Produzindo Água – RPPN Mata da Serra e De Uvas ao Vinho – 70 anos de Música (Conservatório de Cachoeiro de Itapemirim).

Pontos moeda