Geral

Festa de Caboclo Bernardo terá encontro nacional de grupos folclóricos e shows musicais em Linhares

Tia Mariquinha, Dona Hilda e Mestre Jonas são grandes incentivadores da Festa e do Encontro de Bandas de Congo e serão homenageados durante as festividades

A festa marca o 27º Encontro Nacional dos Grupos Folclóricos de Regência, Bandas de Congo, Folia de Reis, Jongo e Congados Foto: Divulgação/Prefeitura

Nos próximos dias 2, 3 e 4 de junho a Vila de Regência, no litoral de Linhares, vai receber receber turistas e apreciadores do congo capixaba para a tradicional Festa de Caboclo Bernardo. De acordo com a prefeitura do município, as festividades são em homenagem ao único herói do Espírito Santo e marcam o 27º Encontro Nacional dos Grupos Folclóricos de Regência, Bandas de Congo, Folia de Reis, Jongo e Congados.

A festividade deste ano vai prestar homenagens póstumas a três grandes personalidades que fazem parte da história da Vila: Tia Mariquinha, Dona Hilda e Mestre Jonas que faleceram entre março do ano passado e maio deste ano. "A importância dos três para nós moradores de Regência é muito grande. Apesar de um momento de tristeza da ausência deles, nós estamos felizes em dar continuidade ao trabalho que eles tanto acreditaram e lutaram para que existisse. Sem dúvida alguma Regência vai homenagear essas três personalidades", afirmou Carlos Sangália, diretor social da Associação de Moradores.

No programa ainda constam shows musicais, apresentações culturais e atividades esportivas. Toda a programação será concentrada na Praça Cabocolo Bernardo, no centro da Vila. Já estão confirmadas as bandas Natividade e Forró Siminino. No domingo (4) a festividade será centralizada no 27º. Encontro Nacional dos Grupos Folclóricos de Regência que vai percorrer as ruas do balneário com concentração na Pousada Tia Mariquinha. 

O secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Ivan Salvador, destacou que a festa tem o objetivo de reestruturar e fomentar o turismo na região. "Nosso propósito é reestruturar e fomentar o turismo em toda a região. A festa se tornou, ao longo dos anos, um importante evento cultural, com ampla programação de shows e músicas folclóricas. Enquanto administração pública o objetivo é fortalecer a cadeira produtiva do turismo, agregando valores e gerando emprego e renda, além da importância cultural e social que a festa de Caboclo Bernardo tem", explicou.

Homenageados

Tia Mariquinha foi a pioneira na organização do encontro de bandas de congo da vila. Dona Hilda participou da banda de Congo de Regência e foi coordenadora do tradicional Clube Valete de Ouro e da 3ª Idade local. Mestre Jonas foi membro da banda de Congo de Regência. "Está previsto um minuto de tambor em homenagem aos três durante as apresentações da banda de congo de Regência. Esta será a nossa forma de homenageá-los", confirmou Sangália.

Pontos moeda