Geral

Inscrições abertas para 16 cursos gratuitos para moradores de Viana

São oportunidades para cursos de almoxarife, confeitaria, decoração de festas, informática básica, panificação, entre outros. As aulas começam no dia 13 de junho

São 16 opções diferentes de cursos na modalidade presencial Foto: Reprodução

A partir desta segunda-feira (22), os moradores do município de Viana podem se inscrever no projeto OportunidadES, com 16 opções diferentes de cursos na modalidade presencial.

As inscrições podem ser realizadas apenas por vianenses, no site do projeto. Os resultados saem no dia 7 de junho, e as aulas iniciam na semana seguinte, no dia 13 de junho, no Centro de Qualificação Profissional de Viana.

Desenvolvido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), o OportunidadES em Viana conta com opções de cursos de confeitaria básica, doces finos para festas, preparação de saladas e salgados, entre outros. “A escolha foi baseada na pesquisa do Sebrae, no qual destaca que as áreas ofertadas são as melhores opções atuais de empreendimento”, destaca o secretário da pasta, Vandinho Leite.

As aulas serão ministradas por professores do Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho, da Secti. Os cursos na região de Viana compõem uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Viana (PMV) e o Programa de Qualificação Profissional, Geração de Emprego e Renda para o Vianense, o Gerar.

O município da Serra foi o primeiro a receber os cursos presenciais do OportunidadES, e conta com as inscrições encerradas. Foram mais de 7 mil inscritos na EEFM Hilda Miranda, em Porto Canoa. As áreas preferidas na região foram, respectivamente, maquiador, recepcionista, porteiro e panificação.

As opções na modalidade a distância também fizeram sucesso, alcançando 12 mil inscritos em todo o Espírito Santo. Mas, para quem ainda não conseguiu se inscrever, a nova oferta para esta modalidade já possui data marcada no dia 10 de julho, sendo que além das primeiras opções divulgadas, serão oferecidos mais novos 14 cursos.

Cursos

Já foram lançados 10 cursos Online para todo o Estado e 16 cursos presenciais para moradores da Serra, e mais 13 para residentes de Vila Velha, com inscrições abertas até o dia 28 de maio. Até o fim do ano, o projeto vai oferecer 40 mil vagas em mais de 60 opções de cursos gratuitos para todo o Espírito Santo.

Inscrições

Além do site, moradores de Viana também vão ter as opções de se inscrever nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) em Vale do Sol, Marcílio de Noronha, Campo Verde, Viana Sede, além do Centro de Qualificação e Agência de Empregos da Cidade. O horário de atendimento é das 8 às 17 horas.

Pontos moeda