Geral

Projeto sustentável estimula alunos a reciclar com criatividade em Cachoeiro

O SER Sustentável faz parte do projeto A Potência da Vida, desenvolvido pela Secretaria de Educação do município desde o início deste ano, em todas as unidades da rede municipal

Os alunos da escola municipal Nossa Senhora das Graças aprendem desde cedo a consciência ambiental com a reciclagem Foto: ​Divulgação/Prefeitura

A escola municipal Nossa Senhora das Graças, de Cachoeiro, está envolvendo seus alunos em uma iniciativa que combina consciência ambiental com criatividade. O projeto ‘SER Sustentável’ foi lançado em março deste ano e atende cerca de 200 crianças do pré II ao 5º ano do ensino fundamental. Elas são estimuladas a reaproveitarem calotas, pneus velhos e demais materiais que seriam descartados de forma indevida.

Por meio da ação, coordenada por professores e da gestora da unidade Cyntia Falcão, os estudantes revitalizaram o pátio local, que agora possui diversos atrativos: mesas para jogos, pufes, canteiro de jardim, brinquedos e objetos de decoração.

“O projeto está sendo um verdadeiro sucesso na comunidade escolar, pois os alunos estão sendo os principais agentes da transformação do espaço, demonstrando muito entusiasmo ao participarem ativamente desse processo de aprendizagem, de forma bastante significativa”, explica Cyntia.

A gestora também destaca que, entre os benefícios proporcionados pela iniciativa, os alunos pesquisaram a respeito dos itens utilizados. “Descobriram, por exemplo, o tempo de decomposição dos pneus, o que reforçou neles essa consciência sustentável”, ressalta.

Ainda de acordo com ela, outros novos ambientes educativos e lúdicos – como horta, mesa de pingue pongue e tenda de leitura – deverão ser montados com materiais recicláveis. “O intuito é contribuir para formar a ideia de um consumo consciente”, completa Cyntia.

Pontos moeda