Geral

São Mateus receberá curso de formação para profissionais de pasto apícola

A oferta do curso é da empresa Suzano Papel e Celulose, que está ampliando seu projeto de apicultura sustentável. A cidade de Nova Viçosa, na Bahia, também receberá o curso

A Suzano é uma das maiores produtoras globais de celulose de eucalipto  Foto: Divulgação

São Mateus será uma das cidades que vão receber um curso para formar novos profissionais que tenham interesse em ingressar na área de pasto apícola. O curso será ofertado pela Suzano Papel e Celulose, uma das maiores produtoras globais de celulose de eucalipto, que está ampliando seu projeto de apicultura sustentável.

Para isso, a empresa oferecerá, via consultoria da Ecomel Natureza Pura, um curso de formação aberto para as comunidades rurais com disponibilidade de pasto apícola, que são áreas de Reserva Legal da empresa, cedidas em comodato, para a instalação dos apiários.

O curso será oferecido também em comunidades de Nova Viçosa, na Bahia. Ao todo, serão 76 vagas disponíveis. Com duração de 3 dias, as aulas serão ministradas por profissionais da Ecomel e envolverão teoria e prática. Todos os participantes receberão material de apoio e certificado de conclusão. Para participar, os interessados devem ter a partir de 17 anos e interesse em apicultura. 

Desde sua criação em 2009, o projeto de Apicultura Sustentável envolveu 94 famílias da região sul da Bahia e foi desenvolvido pela empresa com o objetivo de criar uma nova oportunidade de geração de renda para as famílias que viviam da extração ilegal da madeira para a produção de carvão. Nele, os participantes aprendem todas as etapas de manejo dos apiários, instalados em áreas de plantio da Suzano, recebem o aparato necessário para a atividade e se beneficiam financeiramente com a produção de mel e pólen.

Para Mariana Andreatta, coordenadora de Sustentabilidade na unidade de Mucuri da Suzano Papel e Celulose, trata-se de uma iniciativa que promove qualidade de vida das comunidades, pois oferece conhecimento e autonomia para a população. “Nós queremos impulsionar oportunidades que resultem em ganhos compartilhados e que estejam alinhadas com a vocação de cada um dos locais em que atuamos. Ao investir na atividade de apicultura, os moradores ampliam suas rendas e também contribuem com o meio ambiente, já que essa é uma atividade sustentável”, explica.

Pontos moeda