Geral

Família de jornalista doa acervo de centenas de livros para Biblioteca Municipal de Alegre

Os livros, clássicos da literatura, contos, biografias e jornalismo, estarão disponíveis ao público em breve. Primeiro, todos eles ainda serão catalogados pela prefeitura

A família do jornalista Alvimar Vieira Rodrigues doou os livros do acervo para a Biblioteca Municipal de Alegre, município que ele venerava Foto: ​Divulgação

O acervo da Biblioteca Pública Municipal ‘Professora Theresinha Henrique Campos’, em Alegre, recebeu a doação de centenas de livros, que pertenciam ao jornalista Alvimar Vieira Rodrigues. A mediação juntos aos familiares foi feita pelos amigos Sergio Espinoso e o Almyr Carvalho.

“Não existiu alegrense mais apaixonado pela cidade do que Alvimar. Mesmo morando no Rio de Janeiro fazia questão de estar em Alegre e participar das atividades da cidade. Ele nunca transferiu o título de eleitor dele. Fazia questão de comparecer para votar. Para ele era um prazer estar na cidade, apesar das enormes condecorações que recebeu durante os anos que viveu, era uma pessoa extremamente simples”, disse o amigo Almyr Carvalho.

Após a morte do jornalista, os familiares sentiram o desejo de homenagear a cidade e lembrar da melhor forma do legado de Alvimar, que era apaixonado pelos livros. “São centenas de livros. Clássicos da literatura, contos, biografias, livros sobre jornalismo, profissão do Alvimar. Estamos imensamente honrados pela doação e esperamos em breve convidar a população para conhecer este riquíssimo acervo”, comenta a secretária municipal de Educação, Simone Corrente.

O próximo passo é separar e catalogar todos os livros. “Como são muitos, as profissionais que atuam na biblioteca precisam fazer a verificação e catalogação de todos os livros. São muitos, há exemplares com dedicatórias carinhosas ao jornalista. Esta é uma doação importantíssima para a cultura de Alegre. Estamos honrados com esta homenagem”, completa o secretário municipal de Turismo Cultura e Esporte, Ronilson Assis.

Pontos moeda