Geral

Novo sistema de controle promete mais segurança para voos do Aeroporto de Vitória

O novo sistema foi desenvolvido por uma empresa de tecnologia em parceria com a Força Aérea Brasileira (FAB) e pretende melhorar as operações

O SAGITARIO foi apresentado na manhã desta quarta-feira (7) Foto: Divulgação

Um novo sistema de controle de tráfego aéreo foi apresentado na manhã desta quarta-feira (7) no Aeroporto Eurico de Aguiar Salles, em Vitória, e promete mais segurança e pontualidade nas aeronaves que sobrevoam a capital.

O sistema foi implantado em função da crescente demanda pelos serviços de controle de tráfego aéreo, somada ao incremento das operações de helicópteros na Bacia Petrolífera do Espírito Santo. Considerada um dos principais pontos turísticos do país, Vitória recebeu, somente em 2016, um total de 1.592.450 visitantes, segundo dados da Secretaria de Estado de Turismo (SETUR).

Somente neste ano, mais de 13.900 pousos e decolagens já foram realizados no Aeroporto de Vitória. Segundo a Infraero, essas operações vem crescendo nos últimos anos. A previsão é que elas fiquem ainda maiores com a inauguração do novo terminal de passageiros.

O Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações e Tráfego Aéreo e Relatórios de Interesse Operacional (SAGITARIO) foi desenvolvido por uma empresa de tecnologia em parceria com a Força Aérea Brasileira (FAB) e visa melhorar as operações, além de garantir mais precisão na torre de controle.

Além do Sagitario, um radar foi instalado na área de controle do terminal. Com isso, o sistema também serpa responsável por receber e tratar as informações captadas pelo radar. Antes, a aproximação das aeronaves eram feitas por meio de um controle convencional, onde os controladores de voo apenas cruzavam dados por informações de voz passadas pelos pilotos, sem conseguir visualizar exatamente onde a aeronave se encontrava.

O sistema atua desde o momento que antecede decolagem até o estacionamento da aeronave no aeroporto de destino. Além disso, ele possibilita que todo foco de ação do controlador de tráfego aéreo esteja sempre voltado à sua área de trabalho, aumentando significantemente sua consciência situacional. Com a inauguração em Vitória, o sistema já está presente em 15 centros de controle de voos no Brasil. 

Pontos moeda