Geral

Santuário Nacional de Anchieta recebe cerca de 4 mil peregrinos neste domingo

O roteiro é o quarto deste tipo no mundo. Os outros são os famosos caminhos de Santiago de Compostela, na Espanha; trilha da Terra Santa, em Jerusalém; e a de Roma, na Itália

Os peregrinos percorrem pela 20ª vez o trajeto feito quinzenalmente por São José de Anchieta  Foto: Divulgação/Prefeitura

A chegada dos andarilhos da caminhada “Os Passos de Anchieta” ao Santuário Nacional de São José de Anchieta, em Anchieta, acontece neste domingo (18). A primeira comunidade do município a receber os andarilhos será Mãe-Bá. Lá os moradores preparam uma calorosa recepção.

Neste ano, os peregrinos percorrem pela 20ª vez o trajeto feito quinzenalmente por São José de Anchieta, entre a Vila de Rerigtiba e a Vila de Nossa Senha da Vitória, onde hoje são as cidades de Anchieta e Vitória, respectivamente. Os peregrinos serão recepcionados em Anchieta com missa e apresentações culturais.

A caminhada começou na última quinta-feira (15), feriado de Corpus Christi, e segue até este domingo. Os 100 quilômetros estão sendo percorridos em quatro dias. O percurso teve início na Catedral Metropolitana de Vitória.

O primeiro roteiro cristão das Américas começou com uma missa na Catedral Metropolitana, no Centro de Vitória, e em seguida a procissão partiu rumo a Barra do Jucu, em Vila Velha, quando foram percorridos em média 25 quilômetros.

Cerca de 4 mil pessoas estão participando desta edição. O evento é promovido pela Associação Brasileira dos Amigos dos Passos de Anchieta (Abapa) com apoio da Prefeitura de Anchieta. A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) também apoia a realização do evento, proporcionando ao capixaba a valorização da cultura local.

O roteiro é o quarto deste tipo existente no mundo Foto: Divulgação/Prefeitura

Passeio turístico, histórico e cultural

“Os Passos de Anchieta” resgatam o trajeto percorrido por São José de Anchieta nos últimos dias de vida. Uma grande caminhada anual congrega centenas de andarilhos que iniciam a procissão sempre no dia de Corpus Christi para concluí-la no domingo. No trajeto, é possível apreciar as paisagens que inspiravam o santo e “mergulhar” nas reflexões que a jornada oferece.

O roteiro é o quarto deste tipo existente no mundo. Os outros três são os famosos caminhos de Santiago de Compostela, na Espanha; a trilha da Terra Santa, em Jerusalém; e a de Roma, na Itália.

Programação:
Domingo (18 de junho)
Meaípe à Anchieta - 23km
6h30 - Concentração
7h30 - Aquecimento Físico e partida
10h30 - Chegada ao Santuário - recepção com missa e apresentações culturias
13h - Saudação de chegada aos andarilhos
13h30 - Entrega dos Certificados

Pontos moeda