Geral

Tartaruga é salva de redes de pesca na foz do Rio Doce, em Regência, Linhares

A ação teve foco na prevenção à pesca predatória, comércio, transporte e armazenamento do robalo, que se encontra em período de defeso - de 01 de maio a 30 de junho

No momento em que os militares retiravam uma das redes de emalhar, verificaram nela uma tartaruga marinha presa Foto: Divulgação/PC

Agentes da Polícia Militar Ambiental salvaram uma tartaruga encontrada presa a redes de pesca na foz do Rio Doce, em Regência, Linhares, na última quinta-feira (29).

O animal estava preso À rede de pesca e 12 redes de emalhar, medindo aproximadamente 1.020 metros. Outras duas tarrafas foram apreendidas durante a ação.

A operação também englobou a região de Barra do Riacho, em Aracruz até o distrito de Degredo e Ipiranguinha, locais onde a atividade pesqueira encontra-se proibida.

Segundo a polícia, no momento em que os militares retiravam uma das redes de emalhar, verificaram nela uma tartaruga marinha presa, realizando os procedimentos técnicos de desemalhe, recuperação e soltura sem ocasionar novas lesões no animal.

A ação teve foco na prevenção à pesca predatória, comércio, transporte e armazenamento do robalo, que se encontra em período de defeso - de 01 de maio a 30 de junho. 

Os procedimentos técnicos envolveram inclusive a realização de RCP (ressuscitação cárdio respiratória) que fez com que a tartaruga expelisse a água ingerida após permanecer imersa por tempo superior ao seu limite de resistência.

Os peixes encontrados em outras redes foram reintroduzidos ao seu habitat, e nenhum responsável foi localizado. O material recolhido foi entregue na 15ª DPJ em Linhares.

Pontos moeda