Geral

Guardas de Anchieta realizam doação de sangue para repor estoque após tragédia na BR 101

Os agentes disseram que mensalmente há uma comemoração para os aniversariantes de cada mês e, em junho, a festa foi convertida na doação de sangue

A doação aconteceu na última sexta-feira  Foto: Divulgação/Prefeitura

Na manhã da última sexta-feira (30) 11 servidores da Gerência de Segurança Pública e Social de Anchieta realizaram uma ação solidária de doação de sangue ao Hospital Evangélico, em Cachoeiro de Itapemirim. O ato solidário foi idealizado e realizado pelos agentes da Guarda Civil Municipal, Guarda Patrimonial e Guarda Vidas.

Segundo os servidores, a iniciativa teve objetivo de contribuir para repor o estoque do banco de sangue do Estado do Espírito Santo, em virtude do recente acidente ocorrido na BR 101, em Guarapari, deixando diversos feridos e necessitando a utilização do estoque.

Segundo informações dos agentes, mensalmente há uma comemoração para os aniversariantes de cada mês e, em junho, a festa foi convertida na doação de sangue.

Saiba como doar 

Conforme informações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), para doar sangue é preciso ter de 16 a 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis.

Caso o voluntário tenha almoçado, o procedimento deve ser feito após três horas. E se for um doador frequente, ele não pode deixar de obedecer ao intervalo para doação, que deve ser de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.

O interessado deve apresentar um documento original com foto, preencher um cadastro com informações básicas e responder a um questionário. Em seguida, passará por triagem para examinar sinais vitais como pressão, pulso e temperatura.

Pontos moeda