Geral

Jovens terão oficinas de técnicas cinematográficas gratuitas no Sítio Histórico de Muqui

As ações pretendem aproximar a ação audiovisual de Muqui com o conceito da economia criativa, tornando a Antiga Estação Ferroviária em um espaço de conhecimento

As atividades são oferecidas gratuitamente pelo cineclube CinEstação, na Antiga Estação Ferroviária de Muqui Foto: ​Reprodução

Estão abertas até o dia 20 de julho as inscrições para as oficinas de Super 8 e outras técnicas cinematográficas oferecidas gratuitamente pelo cineclube CinEstação, em Muqui. Podem participar jovens a partir de 14 anos residentes ou não no município. As oficinas possuem vagas limitadas e serão realizadas em dois finais de semana, abordando métodos de roteiro, com etapa de gravação, edição e finalização em Super 8. 

A previsão é que a atividade, ministradas pelo cineasta Lucas Bonini, aconteçam nos dias 28, 29 e 30 de julho e 18, 19 e 20 de agosto de 2017, resultando documentários produzidos pelos participantes compondo a Mostra de Cinema de Super 8, marcada para o dia 9 de setembro no FECIN, o Festival de TV e Cinema do Interior do Espírito Santo - Muqui. 

O objetivo a oficina é desenvolver e promover atividades culturais envolvendo grupos e coletivos juvenis, aproximando o jovem com a prática do cinema e exaltar as belezas históricas e cenográficas do município a partir de novos olhares da juventude local, formando, assim, jovens capazes de reconhecer a importância da cidade e seu processo criativo.

O “CinEstação” é um cineclube mantido por moradores de Muqui, realizadores e produtores culturais na Antiga Estação Ferroviária. “CinEstação” lembra a palavra “sinestesia”, que dialoga diretamente com a proposta, uma vez que ele busca valorizar a relação do cinema com o patrimônio histórico da cidade. O objetivo principal da ação é manter o cineclube no auditório interno da antiga estação, realizando atividades de formação e difusão audiovisual. A intenção é continuar ocupando este espaço de forma dinâmica, proporcionando acesso de forma plural.

Pontos moeda