Geral

Mais de 30 toneladas de feijão será colhido em Anchieta

O feijão é cultivado em diversas comunidades, com destaque para São Mateus, Emboacica, Belo Horizonte e Goembê. Os produtores estão em plena colheita

O agricultor Amarildo da Penha Brandão está satisfeito com a colheita Foto: Divulgação/Prefeitura

O feijão é um dos principais itens presentes na mesa do brasileiro. E no município de Anchieta o grão é cultivado por diversas famílias, gerando renda e abastecendo a despensa. Os produtores estão em plena colheita e satisfeitos com a safra.

Conforme informações da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, este ano o feijão foi plantado por cerca de 32 famílias do interior do município, em uma área de 30 hectares. A colheita, segunda estimativa da própria secretaria, que acompanha os produtores desde o preparo da terra até o debulhamento dos grãos, será de 32 toneladas.

O feijão é cultivado em diversas comunidades, com destaque para São Mateus, Emboacica, Belo Horizonte e Goembê. De acordo com o secretário da pasta, Geovani Bissa Meriguete, a secretaria incentiva a produção de alimentos com assistência técnica e disponibilidade do serviço de mecanização agrícola. “Estamos sempre acompanhando os nossos produtores rurais, dando assistência técnica e cedendo máquinas para o preparo da terra e colheita”, disse.

Os produtores estão em plena colheita. É o caso da família do senhor Amarildo da Penha Brandão, 55 anos. Ele e a família pretendem colher cerca de 12 sacos. A produção é comercializada em feiras, em sua residência e alimenta toda família durante o ano. “O feijão ajuda a complementar nossa renda. Ele vem para somar com outros produtos que cultivamos”, contou o agricultor que ainda planta milho, mandioca, banana e café.

Segundo o técnico agrícola da Secretaria de Agricultura e Pesca, Júlio Brandão, os agricultores iniciaram o plantio em abril, recebendo acompanhamento e orientações técnicas. Conforme Brandão, a colheita no município deve durar cerca de 20 dias.

O município disponibiliza tratores agrícolas e batedeiras de cereais para os agricultores e conta com um agrônomo e quatro técnicos agrícolas que atendem os produtores e aquicultores, dando orientação e assistência técnica.

Pontos moeda