Geral

Secretaria de Saúde de São Mateus pede mobilização da população no combate a dengue

Nos últimos dias, choveu bastante no município de São Mateus, região Norte do Estado. Por este motivo, a secretaria de Saúde dá dicas para a população

Foto: Asscom/Sesa

Devido as constantes chuvas ocorridas em São Mateus, região Norte do Estado, nos últimos dias, a Secretaria Municipal de Saúde levanta a bandeira da preocupação. O período chuvoso facilita a proliferação do mosquito Aedes Aegypt que transmite não apenas a Dengue, mas também a Zika e a Chikungunya.

A subsecretária de Saúde Maisa Bonfim alerta que cuidados devem ser redobrados. Segundo ela, não havia nenhuma notificação de Chikungunya no Município. Agora tem 40 casos suspeitos e a concentração tem sido no Balneário de Guriri. Por isso é preciso que a população colabore para evitar o acúmulo de água.

Maisa avisa que não foi interrompido o cronograma de circulação de carros fumacê. Ela destaca que a Secretaria tem recebido muitas solicitações devido à pernilongos, mas que a prioridade é combate em área que tem criadouros do Aedes Aegypti.

Devido a salinização, muitas pessoas adotaram o hábito de reservar água. Maisa alerta que os reservatórios devem ficar bem cobertos. Há outras orientações para combater o Aedes, são elas:

- Tampar os tonéis e caixas d’água;

- Manter as calhas sempre limpas;

- Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;

- Mantenha lixeiras bem tampadas;

- Mantenha limpos os recipientes de água para animais;

- Limpe semanalmente ou preencha com areia pratos de vasos de plantas para não acumular água;

- Realize a manutenção periódica de áreas com piscinas. 

Pontos moeda