Geral

Alegando falta de segurança, Secretaria da Saúde determina fechamento de PA de Alto Lage

Fechamento da unidade foi determinado pela Secretaria Municipal de Saúde, que irá manter apenas o atendimento dos acamados durante a madrugada

PA não funcionará no horário noturno Foto: Divulgação/Prefeitura

O Pronto-Atendimento (PA) de Alto Lage, em Cariacica, não funcionará na noite deste domingo (5). O fechamento da unidade foi determinado pela Secretaria Municipal de Saúde, que irá manter apenas o atendimento dos acamados durante a madrugada. Já durante o dia, o PA atenderá os casos de urgência e emergência.

Para justificar a medida, a Semus alega falta de segurança. Segundo nota enviada pela assessoria da Prefeitura Municipal de Cariacica, o PA teve "seu funcionamento prejudicado na madrugada deste domingo por problema de segurança pública".

"Por volta das 23h30 de sábado (4), começaram a chegar vítimas de violência (baleados, esfaqueados). Os profissionais fizeram atendimento e chamaram o Samu pelo 192 para fazer a transferência dos casos mais graves. No entanto, o serviço de remoção informou que só atuaria se houvesse a garantia de um aparato policial, já que se tratava de casos de violência. Imediatamente, a Polícia Militar foi acionada via Ciodes mas não houve resposta", diz o texto da prefeitura.

Ainda de acordo com o órgão, a situação só se tranquilizou com a chegada de viaturas da Polícia Federal (PF), acionadas pela Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdefes). "A PF garantiu o aparato de segurança para a remoção realizada pelo Samu", finaliza o texto.

O Pronto Atendimento de Alto Lage funcionará durante o dia nesta segunda-feira (06) atendendo a casos de urgência e emergência.O atendimento noturno, no entanto, dependerá dos desdobramentos no cenário de problemas com o policiamento enfrentado pelos municípios.

O prefeito de Cariacica entrou em contato com o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia, solicitando ação imediata das forças de segurança para garantir a integridade física tanto da população em geral quanto dos usuários e profissionais atuantes no Pronto Atendimento.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) já registrou boletim de ocorrência referente aos acontecimentos do último domingo (5), relatando furto de objetos no setor infantil. Foram levados um monitor e um aparelho de rádio. Imagens das câmeras de videomonitoramento serão repassadas às autoridades policiais para que sejam feitas investigações.

Além disso, a Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdefes) solicitou o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para que esta reforce presença ostensiva na BR 262 (entorno do PA) e Rodovia do Contorno.

Pontos moeda