Polícia

Golpe do amor: mulher finge estar apaixonada e desmascara grupo criminoso

Após o episódio, a artista visual Thatiana Cardoso realizou uma série de trabalhos que viraram uma exposição na Pinacoteca de São Bernardo do Campo (SP)

Redação Folha Vitória

Foto: ANA HELENA LIMA

A artista visual Thatiana Cardoso fingiu estar apaixonada por um “golpista do amor” para desmascarar um grupo responsável por enganar e extorquir pessoas ao redor do mundo. 

Após conseguir desmascarar o estelionatário, Thatiana fez o mesmo com vários outros homens que tentaram enganá-la, e ficou conhecida como a “caçadora de golpistas do amor”. 

O episódio acabou virando inspiração para uma série de trabalhos, expostos na Pinacoteca de São Bernardo do Campo (SP).

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Tudo começou em abril de 2021, em meio à pandemia de covid-19, quando Thatiana recebeu uma mensagem no Instagram de um homem que se passava por um soldado americano em operação no Afeganistão. 

A artista plástica continuou a conversa com o possível pretendente, mas logo desconfiou que poderia estar caindo em um golpe.

"Depois de uma semana, eu fiz uma busca na internet e encontrei imagens da pessoa que estava conversando comigo, no site da Interpol, CiA e FBI. Eu descobri que as imagens eram usadas em várias contas diferentes e ia mapeando tudo que era usado na conquista. Ele sempre vai tentar contar alguma tragédia que aconteceu com a família dele, um roteiro", disse Thatiana.

LEIA TAMBÉM: Golpe do WhatsApp: bandido revela como funciona esquema a vítima e conversa viraliza

Foi então que, nos últimos três anos, a artista visual se dedicou a interpretar um papel para desmascarar uma farsa.

Em 2021, após receber uma mensagem nas redes sociais de um homem que queria seduzi-la para lhe extorquir dinheiro, Thatiana fingiu estar apaixonada. Depois, fez o mesmo com vários outros homens.

O objetivo inicial era ver até onde os golpistas iriam. Mas o episódio acabou virando inspiração para uma série de trabalhos, expostos na Pinacoteca de São Bernardo do Campo até 29 de junho. 

Veja a exposição: 

Reprodução redes sociais
Reprodução redes sociais
Reprodução redes sociais
Reprodução redes sociais

LEIA TAMBÉM: VÍDEO | Família é assaltada enquanto jogava dominó na porta de casa em Vila Velha

A exposição reúne 18 obras, entre fotografias, vídeos, performances e instalações, cujo objetivo é mostrar que esse tipo de crime existe, as estratégias de sedução dos golpistas e as dores emocionais que elas são capazes de causar nas vítimas.

O trabalho, segundo Thatiana, é uma espécie de denúncia às violências psicológicas e patrimoniais que as mulheres são submetidas.

*Com informação do R7.com

Pontos moeda