Polícia

Ocupação da PM e prisão de suspeitos tranquilizam moradores em morros de Vitória

Após dias de tiroteio nas comunidades do Centro da capital capixaba, policiamento é reforçado

Foto: Reprodução TV Vitória

"A polícia já se encontra em nosso bairro, em nossa comunidade, e a paz voltou a reinar. Todos nós voltamos a trabalhar". Quem acompanhou as notícias que vieram das comunidades que contornam o Centro de Vitória ao longo dos últimos dias, nem imagina que esse áudio seja de alguém que vive no Morro do Quadro. A pedido, a moradora não será identificada.

Essa mudança é o efeito do reforço no policiamento que vem sendo aplicado na região deste a última terça-feira (19). Após dias de tiroteio nas comunidades do Centro da capital capixaba, o policiamento foi reforçado. Na manhã desta quarta-feira (20), não foram registrados novos confrontos.

O cenário ao longo dos últimos dias era bem diferente, não só por lá mas também nos morros do Moscoso, da Piedade e da Fonte Grande. Segundo análise da Polícia Militar, os tiroteios são resultado de grupos rivais pelo controle do tráfico de drogas.

"Trabalhar com todo esse recurso para dar segurança às comunidades e desde terça já tendo respostas positivas com detenção de armas e de suspeitos e a vida voltando à normalidade", explicou o tenente-coronel Menezes, comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar de Vitória.

LEIA TAMBÉM: VÍDEO | Envolvidos em tiroteios nos morros do Centro de Vitória aparecem ostentando armas

Um dos primeiros suspeitos a ser preso neste período é Rafael Batista Siqueira, de 35 anos, que aparece em imagens ostentando armas e ameaçando rivais, no Morro do Moscoso. 

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Rafael Batista Siqueira foi identificado pela Polícia Militar no vídeo em que traficantes ostentam armas

A prisão dele aconteceu na parte alta do Morro do Moscoso, dentro de uma casa, depois que a polícia recebeu denúncias anônimas. Por lá, os militares encontraram, dentro de uma mochila, duas pistolas, além de munições e carregadores de fuzil, além de uma sacola pequena com cocaína. 

Depois que tudo foi encontrado, o rapaz assumiu que era tudo dele, disse que o fuzil não estava mais por lá e admitiu que era uma das pessoas que aparecia no vídeo. 

Foto: Reprodução TV Vitória
Policiais apreenderam drogas, munições e colete de proteção em uma casa de um suspeito de participação dos tiroteios no Morro do Quadro

O local onde a imagem foi feita, inclusive, amanheceu ocupada pela força tática da Polícia Militar, nesta quarta-feira (20).

"A força tática da PM se faz presente a uma da madrugada onde foi feito aquele vídeo. Viemos aqui manter a ordem, a disciplina e a integridade física dos moradores", reforçou o sargento Edney, em vídeo enviado para a reportagem da TV Vitória/Record TV

Mas Siqueira não foi o único a ser preso na região do Centro desde os tiroteios. Gustavo dos Santos Gomes, de 23 anos, foi preso com uma arma de uso restrito na Vila Rubim, também na região central de Vitória.

A Polícia Militar disse que estava fazendo um patrulhamento no bairro no fim da  madrugada de quarta-feira, quando viu dois homens andando em atitude suspeita. Um deles estava com uma arma em mãos. Quando viram a viatura, tentaram fugir, mas o rapaz armado foi alcançado e colocou a arma no chão. 

Depois, ele tentou reagir e brigar com um soldado da PM, mas foi imobilizado. Além da pistola carregada, ele possuía um carregador reserva.

Gomes foi autuado por porte ilegal de arma de fogo e por resistência a ação da polícia. De acordo com a PM, a região onde ele foi detido faz parte da área onde o policiamento foi reforçado, mas não é possível apontar que ele tenha envolvimento com os crimes dos últimos dias. 

A reportagem esteve no Morro da Piedade durante a tarde desta quarta-feira. Constatou que não há mais clima de insegurança, com comércio, escolas e serviços públicos funcionando normalmente. 

"Nosso medo é a polícia parar de vir aqui, deixar a gente abandonado, sair da comunidade", lamenta a moradora do Morro do Quadro, que não quis se identificar. Outros moradores dizem que têm receio de que a paz acabe quando o efetivo da polícia voltar ao normal.

Foto: Reprodução TV Vitória
Para o comandante Menezes, do 1º Batalhão da Polícia Militar de Vitória, a manutenção da paz não depende apenas da presença das forças de segurança

Para o comandante Menezes, do 1º Batalhão da Polícia Militar de Vitória, a manutenção da paz não depende apenas da presença das forças de segurança. "Além do trabalho da Polícia Militar, que, com certeza, está presente, precisamos que as pessoas denunciem ligando para o Disque-Denúncio pelo 181 ou para o 190. Com essas informações, a PM irá trabalhar com inteligência para dar essas respostas para a sociedade", destacou. 

* Com informações do repórter Gabriel Cavalini, da TV Vitória/Record TV.



Pontos moeda