Polícia

Cresce número de apreensão de entorpecentes no Espírito Santo

O combate ao tráfico de drogas tem influência direta na redução de outro crime: o de homicídio. Só este ano, já foram 2.416 prisões de pessoas ligadas ao tráfico

Foto: Divulgação

O número de apreensão de drogas no Espírito Santo cresceu 5% a mais que o mesmo período do ano passado. Entre janeiro e junho deste ano, a Polícia Militar apreendeu, em todo o Estado, quase uma tonelada e meia de drogas. A maior parte, pouco mais de uma tonelada, foi de maconha.

As apreensões também tiraram de circulação 134 quilos de crack, e 60 quilos de cocaína, além de pasta base, haxixe e ecstasy. No total, a quantidade é 5% maior que a apreendida no mesmo período do ano passado. Além de esvaziar os estoques, a polícia também desarticulou quadrilhas. Só este ano, já foram 2.416 prisões de pessoas ligadas ao tráfico. 

Redução de homicídio
O combate ao tráfico de drogas tem influência direta na redução de outro crime: o de homicídio. Segundo dados da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa, o tráfico é o principal motivo para os assassinatos registrados na Grande Vitória. No ano passado, 68% dos homicídios tinham relação com o tráfico. Este ano, o número caiu para 64%, no período correspondente ao de 2013. 

No primeiro semestre deste ano, no total de 64% das pessoas assassinadas por causa do tráfico ou uso de drogas, 22% foram mortas por vingança. Já 8% das mortes foram causadas por vias de fato, 3% por motivações passionais, 2% vítimas de bala perdida e 1% por causa de dívidas.

Pontos moeda