Polícia

Pichadores são flagrados por câmeras e acabam detidos em Vitória

As informações sobre o trajeto foram repassadas para o Ciodes e uma viatura da Polícia Militar que estava próxima ao local foi enviada para interceptar os suspeitos

Dupla foi localizada e monitorada por câmera após pichar estabelecimento em bairro Foto: Divulgação/Prefeitura

As câmeras de videomonitoramento de Vitória auxiliaram na detenção de uma dupla de jovens acusados de depredação em Jardim Camburi na madrugada desta quinta-feira (24). De acordo com a denúncia recebida por meio do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), os jovens estariam em cima da marquise de uma loja fazendo pichação.

A denúncia foi feita às 3h37 e, a partir daí, os operadores do videomonitoramento da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu) passaram a procurar pelos suspeitos em todas as câmeras próximas. Às 3h43, a dupla foi localizada por um dos operadores. Eles estavam passeando de bicicleta e passaram a ter todo o percurso monitorado.

As informações sobre o trajeto foram repassadas para o Ciodes e uma viatura da Polícia Militar que estava próxima ao local foi enviada para interceptar os suspeitos. O homem, de 19 anos, e a mulher, de 21, foram abordados logo após contornarem uma esquina que também estava sendo vigiada.

Abordagem
Durante a abordagem, os policiais militares encontraram um frasco de spray de tinta preta, constataram a depredação ao estabelecimento e conduziram os jovens para o Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Vitória, onde foram ouvidos pelo delegado de plantão.

De acordo com o secretário municipal de Segurança Urbana, Fronzio Calheira Motta, a ampliação do videomonitoramento na cidade tem contribuído para inibir e combater os crimes de depredação. "Além de coibir atos ilegais, as imagens das câmeras são fundamentais para identificar e acompanhar os responsáveis pelos crimes de depredação. As imagens podem tanto flagrar o ato em si quanto localizar suspeitos em um trabalho de inteligência, como foi o que ocorreu neste caso", explicou.

Pontos moeda