Polícia

Operação Caipora apreende dez pessoas e 14 armas em Aracruz

Objetivo foi desmantelar grupos de caçadores que atuavam na região. Investigações tiveram início após denúncias de moradores do município e por monitoria de redes sociais

Armas de caça podem ferir seres humanos, afirma tenente-coronel do BPMA Foto: Divulgação/PM

Dez pessoas foram detidas em uma ação do Batalhão de Polícia Militar Ambiental que cumpriu 16 mandados de busca e apreensão nas localidades de Santa Maria, Bela Vista, Grapuama, Santa Rosa, Córrego Fundo, Vila do Riacho, Araraquara e Cachoeirinha do Riacho, todas na zona rural do município de Aracruz. 

O objetivo da operação foi o de desmantelar alguns grupos de caçadores que atuavam na região. Os alvos foram identificados por meio de investigações que tiveram início após denúncias de moradores do município e por monitoria de redes sociais.

A Operação Caipora contou com a participação de 60 policiais militares. Além das prisões, também foram apreendidas 14 armas, mais de 200 munições, apetrechos de caça, motosserra e animais mantidos em cativeiro irregularmente, cães utilizados para caça e diversos animais silvestres abatidos e congelados.

Segundo o comandante do BPMA, tenente-coronel Francisco José Silva Gomes, “a atividade de caça de animais silvestres mediante o uso de armas de fogo e armadilhas similares, representam um risco elevado não apenas para a fauna nativa, mas também para a vida das pessoas. Temos intensificado as ações contra caçadores contumazes para tirar essas armas ilegais de circulação”, informou.

A Polícia Militar Ambiental informou ainda que novas operações poderão ocorrer em outros pontos do Estado.

Pontos moeda