Polícia

Comércios que vendem celulares sem nota fiscal na mira da polícia na GV

Segundo o titular da Delegacia de Segurança Patrimonial, Jordano Gasperazzo, a operação acontecerá em estabelecimentos comerciais que vendem celulares usados

O crime de receptação pode ser aplicado tanto para quem compra e para quem vende aparelhos furtados Foto: Divulgação

A Policia Civil, a partir do próximo mês, vai realizar na região da Grande Vitória, blitze para recuperar aparelhos celulares roubados. Segundo o titular da Delegacia de Segurança Patrimonial, Jordano Gasperazzo, a operação acontecerá em estabelecimentos comerciais que vendem celulares usados.

O objetivo é tentar identificar os aparelhos que possuem restrição de roubo, a partir de boletins de ocorrência, e combater o comércio ilícito. Gasperazzo afirma que é possível reconhecer aparelhos pelo IMEI (International Mobile Equipment Identity), que em português significa Identificação Internacional de Equipamento Móvel.

O delegado acredita que os criminosos aproveitam que algumas lojas compram celulares usados sem nota e descartam o roubo. "Adquirir um produto sem nota fiscal não é ilegal. Porém, caso o celular seja produto de furto, é considerado crime de receptação qualificada, onde o suspeito é autuado em flagrante e pode pegar de três a oito anos de prisão, além da possibilidade de perder o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ)", diz.

A operação é sigilosa, por esse motivo não será informado onde iniciarão as buscas. Mas os municípios alvos são Vitória, Serra, Cariacica e Vila Velha.

Gasperazzo aproveita para orientar as pessoas que desejam adquirir um aparelho celular. "Sempre que for efetuar uma compra, o consumidor deve exigir a nota fiscal, que comprova a origem do produto. Quaisquer informações e denúncias, os cidadãos devem informar a polícia, por meio do Disque-Denúncia, no telefone 181", finaliza.

Pontos moeda