Polícia

Comerciantes de Jardim Marilândia reclamam de assaltos constantes

O bairro conta com policiamento, mas os comerciantes afirmam que a quantidade de bandidos é muito maior que o número de policiais que patrulham o bairro

As câmeras de videomonitoramento que ficam na praça do bairro estão em manutenção Foto: TV Vitória

Os comerciantes do bairro Jardim Marilândia, em Vila Velha, reclamam dos constantes assaltos. Nos últimos dias foram um salão de beleza, uma farmácia e uma lanchonete alvo dos bandidos. A câmera de videomonitoramento que fica na praça do bairro não está funcionando. 

A proprietária do salão de beleza que pediu para não ser identificada conta que agora trabalha com uma prancha de segunda mão e que o esterilizador e a televisão que estão no local foram emprestados por uma colega de trabalho. Esta foi a alternativa que ela encontrou para continuar trabalhando depois de ter tido um prejuízo de R$ 5 mil com o recente arrombamento.

“Assim que eu entrei no salão, logo procurei os objetos que estavam faltando. Era o secador, prancha, esterilizador, televisão e peças íntimas que eu vendia. Eu fiquei assustada porque isso nunca aconteceu comigo”.

A proprietária do salão contou que, horas depois da invasão, o bandido aproveitou que ela estava na delegacia para voltar ao local e supostamente pegar o capacete que havia esquecido. Mas, ao chegar no estabelecimento, encontrou uma funcionária que aguardava a chegada da polícia do lado de fora do salão.

“Chegou um rapaz de moto, parou na minha frente e ficou olhando diretamente para a porta. Ele saiu e depois voltou de novo, olhou e saiu resmungando. Ele estava com uma mochila vazia e deu a entender que ele veio buscar o capacete e mais coisas”, afirmou a funcionária.

A comerciante tinha esperanças de contar com as imagens das câmeras de videomonitoramento da praça do bairro. Ela queria solicitar as imagens para que a polícia pudesse apurar o crime. Mas, segundo a prefeitura de Vila Velha, o equipamento está em manutenção e, por isso, não está funcionando.

Assalto à farmácia

Perto da praça, uma farmácia também foi assaltada na última semana por dois homens, um deles armado. O criminoso entrou no estabelecimento, rendeu uma cliente e duas funcionárias. Uma delas, que não se identificou por medo de sofrer represálias, contou que o criminoso chegou a pedir desculpas enquanto roubava. 

”Ele falou que não iria fazer nada com a gente, que só queria as coisas da loja mesmo e pegou dinheiro do caixa, algumas mercadorias, leite, chiclete e colocou na mochila. Mas ficou procurando mais dinheiro, só que não tinha porque não fica dinheiro aqui na loja. Enquanto ele pegava os produtos, pediu desculpas”. 

Logo após o assalto a farmácia, o alvo dos bandidos foi uma lanchonete que fica próxima aos dois estabelecimentos citados nesta reportagem. A proprietária do local contou que os bandidos levaram um aparelho de TV e o dinheiro que estava no caixa. 

“Até que tem polícia no bairro, mas às vezes falha e temos que contar com a misericórdia de Deus porque tem mais bandido que polícia”.

Sobre a câmera de videomonitoramento, a prefeitura de Vila Velha informou que o sistema no município conta com 197 câmeras, sendo que 97 pertencem à prefeitura e as outras 100 ao Estado. De acordo com a prefeitura, as câmeras da praça de Jardim Marilândia estão em manutenção e são de responsabilidade da Secretaria de Estado de Segurança Pública. 

Pontos moeda