Polícia

Viana já registra mais de 70 dias sem homicídios

Medidas como a reestruturação da iluminação pública da cidade, a ampliação dos serviços da Central de Videomonitoramento e a criação de aplicativo de segurança contribuíram para o índice

O aplicativo “Sentinela Viana”, por exemplo, veio para integrar ao trabalho da Central de Videomonitoramento Foto: TV Vitória

A cidade de Viana completou, nesta quarta-feira (19), 71 dias sem nenhum registro de homicídio. O último caso ocorreu em 06 de fevereiro. De janeiro a abril de 2016, quatro casos foram registrados e, no mesmo período de 2017, foram três, o que representa uma redução de 25% no comparativo entre os dois períodos.

De acordo com o prefeito Gilson Daniel (PV), os resultados são frutos da parceria com a Polícia Militar, Civil e Ministério Público bem como ao trabalho de iluminação pública, a Central de Videomonitoramento, o aplicativo para denúncias ‘Sentinela Viana’, além das readequações de espaços públicos como praças do município, por exemplo. 

“Realizamos a substituição de lâmpadas de sódio por lâmpadas de vapor metálico, que tem maior capacidade de iluminação por meio do Programa Cidade Luz. Um investimento de mais de R$ 3 milhões que reflete diretamente na segurança pública” pontua o prefeito. Além da reestruturação na iluminação da cidade, a ampliação dos serviços da Central de Videomonitoramento e a criação de um aplicativo de segurança, o Sentinela Viana, utilizado para denúncias de crimes, foi determinante para redução de homicídios na cidade. 

Na cidade a segurança é feita por ações da prefeitura e da 11ª Cia Independente de Viana, comandada pelo Major Siqueira. “Uma ferramenta importante para as ações de segurança no município foi reativada, que é a Patrulha da Comunidade em Marcílio de Noronha e Vila Bethânia, nos possibilitando uma maior atenção aos comerciantes destes centros dentro de Viana”, afirmou o oficial da PMES. 

“O “Sentinela Viana”, por exemplo, veio para integrar ao trabalho da Central de Videomonitoramento. Ele torna o cidadão um agente ativo no combate à criminalidade com o repasse de informações de atos ilícitos, em tempo real e de forma anônima, auxiliando, assim, as ações do poder público”, destacou o secretário de Desenvolvimento Social, Ledir Porto. 

Pontos moeda