Política

Espírito Santo terá quase 32 mil mesários nas eleições

Segundo o coordenador de Jurisprudência do TRE-ES, Célio Cosme, dos 31.928 capixabas que vão trabalhar como mesários em outubro, mais da metade é de voluntários

o Estado terá quase 32 mil mesários nestas eleições Foto: Agência Brasil

Nas eleições deste ano, que serão realizadas no dia 5 de outubro, mais de 30 mil mesários vão trabalhar no Estado. 

Um deles é o contador Alex Barcelos, que a cada dois anos exerce a função como voluntário. Após 20 anos de atuação, ele agora é presidente da seção eleitoral.

“É interessante porque você faz parte da história, colabora com o processo eleitoral e não tem nenhuma remuneração, então acaba sendo a doação de um dia para você participar de todo o processo”, disse.

Neste ano, Alex vai completar a 11ª eleição seguida como mesário. Nesse tempo todo, algumas situações ficaram marcadas na memória dele. “Uma senhora de uns 80 anos chegou na seção cantando, rindo, cumprimentando todo mundo... Ela votou e, quando saiu, cumprimentou todo mundo de novo”, lembrou.

Ser mesário significa trabalhar no domingo e sem remuneração, mas muita gente tem se colocado à disposição do processo democrático. Só para as eleições deste ano, 8 mil pessoas se inscreveram no Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-ES).

Segundo o coordenador de Jurisprudência do TER-ES, Célio Cosme, dos 31.928 capixabas que vão trabalhar como mesários em outubro, mais da metade é de voluntários. Além de um ato de cidadania, ser mesário traz algumas vantagens. "Para cada dia trabalhado como mesário, aquele que é designado recebe dois dias de folga no seu trabalho e também auxílio alimentação de R$ 25 por dia trabalhado”, explicou Célio.

E todos os mesários, secretários e presidentes de seção, mesmo que já tenham trabalhado em outras eleições, recebem treinamento dado pelo tribunal na semana anterior ao pleito. “Esse treinamento dura perto de 3 horas. Nele há a exibição de um vídeo que explica como é o dia do mesário. Todos também aprendem a manusear a urna eletrônica, de forma que se sintam mais preparados para trabalhar nas eleições”, finalizou.

Pontos moeda