Política

Da luta contra a ditadura ao DNA político: conheça o perfil dos candidatos à Presidência da República

Conheça a trajetória dos candidatos à Presidência da República. Dilma Rousseff (PT) já foi presa e torturada. Aécio Neves foi deputado federal e governador

Economistas, nascidos em Minas Gerais e ligados a ex-presidentes e vão disputar o segundo turno da eleição presidencial no próximo domingo (26). As semelhanças entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), no entanto, acabam por aí. Diferenças marcantes entre trajetórias e visões políticas ditaram o decorrer das campanhas e marcaram os embates entre os dois postulantes ao Palácio do Planalto.  De um lado, Dilma, 66 anos, que só disputou uma eleição - a de 2010, quando sagrou-se eleita presidente da República. Participou ativamente de um dos períodos mais escuros do País: a ditadura militar. Foi presa política em 1970. Doze anos mais novo, Aécio venceu a primeira eleição em 1986, como deputado federal, no vácuo da comoção nacional com a morte do avô, Tancredo Neves. Já foi presidente da Câmara dos Deputados, governou Minas Gerais por dois mandatos e atualmente é senador. 

 Conheça o perfil dos candidatos

 Candidata: Dilma Vana Rousseff
 Nascimento: 14 de dezembro de 1947, em Belo Horizonte, Minas Gerais
 Estado Civil: Divorciada
 Profissão: Economista
Formação: Formada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, trabalhou na FEE (Fundação de Economia e Estatística). Depois, organizou debates no IEPES (Instituto de Estudos Políticos e Sociais) e, com Carlos Araújo, seu ex-marido, ajudou a fundar o PDT do Rio Grande do Sul.
Histórico de filiações políticas e partidárias: Polop, Colina, VAR-Palmares, PDT e PT
Cargos ocupados: Secretária da Fazenda de Porto Alegre; Diretora-geral da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Presidente da FEE; Secretária de Minas, Energia e Comunicação do Rio Grande do Sul; Ministra de Minas e Energia e Ministra-Chefe da Casa Civil.

Dilma Rousseff em resumo

1963: entra para organizações de combate ao regime militar, como Comando de Libertação Nacional (Colina) e a Vanguarda Armada Revolucionária Palmares (VAR-Palmares)
1970: condenada por subversão por lutar contra a ditadura militar, fica presa de 1970 a 1972, onde é presa e torturada.
1975: estagiária de Economia, começa a trabalhar na Fundação de Economia e Estatística ( FEE), órgão do governo do Rio Grande do Sul.
1980: ao lado do marido, ajuda a fundar o PDT no Rio Grande do Sul e trabalha na assessoria do partido por cinco anos.
1986: É nomeada secretária da Fazenda de Porto Alegre
1991: retorna à Fundação de Economia e Estatística como presidente do órgão
1993: se torna secretária estadual de Minas e Energia
2001: filia-se ao PT
2002: integra equipe de transição entre o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o de Luiz Inácio Lula da Silva

 Candidato: Aécio Neves da Cunha
 Nascimento: 10 de março de 1960, em Belo Horizonte, Minas Gerais
 Estado Civil: casado 
 Profissão: Economista
Cargos ocupados:  eleito quatro vezes deputado federal por Minas Gerais; governador de Minas Gerais por duas vezes, ambos com vitória no primeiro turno, eleito senador por Minas Gerais.

Aécio Neves em resumo

1983: se torna assessor pessoal do avô, Tancredo Neves, no governo de Minas.
1985: é nomeado pelo avô, recém-eleito presidente da República, como assessor de Assuntos Especiais da Presidência da República
1985: aos 25 anos, com a perda do avô, Aécio entrega o cargo e assume diretoria da Caixa Econômica Federal, nomeado por José Sarney.
1987: já deputado federal, participou da Assembleia Nacional Constituinte atuando na Comissão da Soberania e dos Direitos e Garantias do Homem e da Mulher
2001: em seu quarto mandado como deputado federal, é eleito presidente da Câmara dos Deputados.
2002: eleito governador de Minas Gerais
2006: reeleito governador de Minas
2010: renuncia ao seu segundo mandato de governador de Minas Gerais para concorrer ao Senado Federal, e se elege.
2013: eleito presidente nacional do PSDB
2014: Lança candidatura à Presidência da República e disputa o segundo turno.

Pontos moeda