Política

Espírito Santo é o primeiro estado do país a conhecer o novo governador

Em sua primeira entrevista após ser eleito governador do Estado, Paulo Hartung (PMDB) agradeceu os votos dos eleitores e disse que pretende colocar o Espírito Santo no ritmo

Foto: Divulgação

O Espírito Santo foi o primeiro estado do país a conhecer o novo governador neste domingo (05). Paulo Hartung, candidato do PMDB, venceu com 53,44% dos votos, contra 39,44% de Renato Casagrande, candidato do PSB à reeleição.

Em sua primeira entrevista após ser eleito governador do Estado, Paulo Hartung (PMDB) agradeceu os votos dos eleitores e disse que pretende colocar o Espírito Santo no ritmo. Ao lado do seu vice, César Colnago, e de lideranças partidárias o novo governador desabafou sobre a campanha eleitoral.

Segundo ele, com Casagrande no governo, o Espírito Santo viveu um retrocesso. “O outro candidato (Renato Casagrande), ofendeu a minha família, a minha esposa. Eu nunca vi uma campanha assim. Fui desrespeitado, mas sempre mantive o meu equilíbrio. A minha postura foi sempre tranquila, e o povo capixaba viu isso”, disse Hartung.

O governador eleito afirmou que a sua vitória no primeiro turno é um marco para a política capixaba. Segundo o peemedebista, a sua eleição representa uma correção no passado. “Eu errei em 2010. Achei que o candidato (Renato Casagrande) era preparado. Estou corrigindo o meu erro de 2010. Espero sacudir o Espírito Santo”, declarou.

Paulo Hartung agradeceu à população capixaba e reforçou que ela terá participação direta em seu mandato. “Pretendo fazer uma gestão participativa, formada por uma equipe profissional. Vou sentar e ouvir quais são as queixas da população. O esforço será grande, pois é sabido da desorganização da gestão atual. Vamos colocar o Estado no seu devido lugar. Vamos criar empregos, aumentar a renda e focar na mobilidade urbana”, explicou. 

Casagrande parabeniza adversário

Após 97% as apurações das urnas, que indicavam a vitória de Paulo Hartung, Renato Casagrande enviou nota à imprensa, parabenizando o adversário. No texto, o socialista afirmou que pretende cumprir o mandato com máxima determinação, até o último dia. Clique e leia a nota na íntegra.

Foto: Divulgação

Mais de 500 mil não votam no ES

Mais de 500 mil eleitores capixabas deixaram de votar neste domingo (05), segundo dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Ao todo, foram 501.374 abstenções no Espírito Santo, o que representa 18,91% do número de eleitores capixabas. Um total de 2.150.247 pessoas foram às urnas neste domingo (05), ou seja, 81,09% dos eleitores.

Ainda segundo o TSE, foram 1.909.594 votos válidos, 117 mil votos em branco e 123.653 votos nulos no Espírito Santo.

86 urnas apresentam problemas

O número de urnas eletrônicas que apresentaram problemas e precisaram ser substituídas chegou a 86 no Espírito Santo. O levantamento foi divulgado após o encerramento da votação, às 17 horas deste domingo (05), pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES).

Os problemas com as urnas, porém, não prejudicaram a votação em nenhum colégio eleitoral, já que foram substituídas imediatamente.

A maioria das urnas que deram problema foram nos municípios do Norte do Espírito Santo, como Águia Branca, Baixo Guandu, Boa Esperança, Colatina, Ibiraçu, Jaguaré, João Neiva, Marilândia, Rio Bananal, Sooretama e São Mateus. Na região Sul do Estado, houve registros de problema em urnas de Alegre, Itapemirim, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Conceição do Castelo, Marataízes e Jerônimo Monteiro. Já na Grande Vitória, todos os municípios registraram urnas com problemas.

No Espírito Santo, foram utilizadas 7.950 urnas eletrônicas. Em caso de problemas com o equipamento, cerca de 1,4 mil ficaram à disposição dos colégios eleitorais para substituição imediata, segundo o TRE-ES.