Política

Governo do Estado inicia aproximação com comunidades indígenas

“Vamos pautar junto ao governo as necessidades das comunidades indígenas. E fortalecer diversos tipos de parcerias. Acredito que as coisas irão melhorar”, avaliou o índio Pyatã

Governador se encontra com indígenas para discutir novas políticas públicas Foto: Divulgação/Governo

O governo do Estado quer fortalecer o diálogo com as comunidades indígenas do Espírito Santo. Nesta segunda-feira (20), o governador Paulo Hartung recebeu uma comitiva formada por mais de 20 lideranças do segmento. A pauta teve como objetivo discutir as particularidades da cultura indígena, com avanços em questões relacionadas à saúde, educação e segurança pública, além de apoio às atividades produtivas. A agenda foi realizada no Palácio Anchieta, em Vitória.

“A marca deste encontro é o diálogo. O sentido desta agenda é demonstrar que o governo do Estado reconhece a importância da comunidade e que estamos abertos para dialogar de forma franca e transparente para estabelecermos, em conjunto, caminhos e direções para os desafios existentes.  Estamos com muita disposição para trabalharmos em conjunto nas ações que permitiram uma melhor qualidade de vida dos índios em nosso Estado”, apontou Paulo Hartung.

Durante a agenda, o governador oficializou uma parceria em que determina que a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (SEAG) é o órgão do Poder Executivo responsável por receber, dar encaminhamento e acompanhar as demandas da comunidade indígena junto aos demais órgãos do Estado.

“Essa definição é natural, pois estamos em contato permanente. Entre as ações previstas, pretendemos reativar um fórum específico para aprofundar o debate na criação e políticas públicas para o setor. Além disso, de imediato, já estamos sinalizando a liberação de equipamentos para auxiliar na produção agrícola”, detalhou o secretário de Agricultura, Octaciano Neto. 

Entre os equipamentos que serão liberados pelo Governo do Estado, no regime de concessão de uso, estão um trator agrícola que contará com uma roçadeira hidráulica, uma carreta agrícola, uma grade aradora e uma batedeira de cereais. A estimativa é que os equipamentos sejam entregues em até 60 dias.

Já o coordenador da comitiva e coordenador geral da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas no Nordeste de Minas Gerais e Espírito Santo (APOINME), Paulo Henrique Vicente Oliveira, (índio Pyatã), explica que a agenda atendeu às expectativas da comunidade. “Essa é a nossa função. Pautar junto ao governo as necessidades das comunidades indígenas. E fortalecer diversos tipos de parcerias. Acredito que as coisas irão melhorar”, avaliou.

Além dos caciques e membros do governo, o encontro contou com a presença do prefeito de Aracruz, Marcelo Coelho, do deputado estadual Bruno Lamas, além de representantes da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e da Procuradoria Geral da República (PGR).

Pontos moeda