Política

Ministro da Pesca desembarca no Espírito Santo na próxima quinta-feira

Helder Zahluth Barbalho irá participar da cerimônia do Instituto Federal do Espírito Santo, que agora poderá ofertar Cursos do Ensino Profissional Marítimo (EPM) para aquaviários

Ministro participará de cerimônia no campus do Ifes em Piúma Foto: Agência Brasil

O Campus Piúma, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), será acreditado pela Marinha para ofertar Cursos do Ensino Profissional Marítimo (EPM) para aquaviários. O acordo será firmado no dia 9 de julho, em cerimônia que será realizada no campus com a presença do ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Zahluth Barbalho; e do diretor de Portos e Costas, do Ministério da Marinha, vice-almirante Cláudio Portugal de Viveiros. Também estarão presentes o reitor do Ifes, Denio Rebelo Arantes, e a diretora-geral do campus, Claudia da Silva Ferreira, além de autoridades locais.

O Ifes será o nono instituto federal do Brasil a firmar esse tipo de acordo. O curso será voltado para a formação de Aquaviários do 3º Grupo – Pescadores, na categoria Pescador Profissional (POP - Nível de habilitação 2). O objetivo é regularizar a situação de pescadores profissionais perante a autoridade marítima.

A carga horária é de 160 horas. O aluno é habilitado com as competências exigidas do pescador profissional para o exercício das capacidades previstas nas Normas da Autoridade Marítima, a serem desempenhadas em qualquer tipo de embarcação de pesca. Para ofertar a formação, o campus contará com o apoio da Diretoria de Portos e Costas, bem como da Capitania dos Portos do Espírito Santo.

A diretora Claudia Ferreira explica que há uma grande demanda por esse tipo de formação, já que o ensino profissional marítimo é essencial para habilitar todos os pescadores nas atividades de navegação. A ideia é que, aos poucos, o campus consiga atender a profissionais do segmento pesqueiro em todo o Estado. A previsão é que a oferta comece em 2016, mas ainda não está acertado o número de vagas.

Assinatura
O evento de assinatura do acordo está marcada para as 15h30 do dia 9 de julho. As autoridades serão recebidas com degustação de produtos feitos em cursos do Campus Piúma e vão assistir a uma breve apresentação sobre o cultivo de mexilhões no litoral do município. No auditório, haverá um recital em homenagem aos pescadores e, em seguida, a assinatura oficial do termo de cooperação.

Pontos moeda