Política

Vidigal lança Frente Parlamentar de Incentivo à Geração de Eletricidade Renovável

Lançamento da Frente Parlamentar terá presença de representantes dos Ministérios de Minas e Energia e das Cidades, Aneel, além de parlamentares da bancada capixaba, entre outros

Deputado capixaba lança frente para incentivar geração de energia limpa Foto: Divulgação

Para debater, aprimorar e promover a legislação federal sobre as políticas públicas já existentes para o setor de energia limpa, o deputado federal Sérgio Vidigal (PDT-ES) vai lançar nesta quinta-feira (24), na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar de Incentivo à Geração de Eletricidade Renovável.

A frente será composta por deputados federais e entidades da sociedade civil. Serão realizados encontros e seminários para debater a produção de energia limpa. O lançamento da Frente Parlamentar, em Brasília, terá a presença de representantes do Ministério de Minas e Energia, Ministério das Cidades, Aneel, Agência Estadual de Serviços Públicos de Energia do Espírito Santo (Aspe), além dos deputados e senadores da bancada capixaba.

Com o avanço da crise hídrica no país, investir em fontes renováveis de energia tais como a solar, eólica e biomassa significa contribuir para um crescimento sustentável.

“Nos últimos anos vemos o Brasil explorar a capacidade eólica, a solar e inclusive a biomassa. Por isso, precisamos nos preocupar com a produção de energia limpa em larga escala, de modo a deixar essa boa herança à nossas futuras gerações”, afirmou Sergio Vidigal.

Dados da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE) apontam que as produções de energias renováveis criam mais empregos qualificados por megawatt do que as fósseis.

“Com as dificuldades de geração de energia, criamos a Frente para defender os investimentos do governo brasileiro em pesquisa, tecnologia e inovação. Sabemos que a inovação é o caminho para o Brasil aumentar a capacidade de produção de energia limpa”, ressalta o deputado.

Hoje 95% da energia do Brasil é produzida por meio de fontes tradicionais. Apenas 5% da geração de eletricidade correspondem a fontes renováveis. 

Serviço

24/9 – Lançamento da Frente Parlamentar
Quinta-feira – 8h30
Restaurante do 10º andar
Anexo IV, Câmara dos Deputados, Brasília.