CCJ reconhece carreiras da Polícia Civil do DF como de nível superior
Para presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal, o projeto traz valorização profissional. "Isso trará melhor atendimento e melhores resultados para a comunidade."
Brasília - A Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ) aprovou nesta quarta-feira, 21, o projeto que transforma em cargos de nível superior as carreiras da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). Para entrar em vigor, a proposta ainda precisa ser aprovada em plenário. Desde 1996, há exigência de diploma de nível superior para ingresso na PCDF, no entanto, as carreiras não eram reconhecidas desta forma.
O projeto relatado pelo senador Valdir Raupp (PMDB-RR) transforma em cargos de nível superior as carreiras de perito criminal, perito médico-legista, agente de polícia, escrivão de polícia, papiloscopista e agente policial de custódia. Para o presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal, Rodrigo Franco, o projeto traz valorização profissional. "É importante para a autoestima e eficiência da Polícia Civil. O impacto que isso traz é um melhor atendimento e melhores resultados voltados para a comunidade."
Apesar de reconhecer como cargos de nível superior, a decisão da CCJ não altera os salários das carreiras da PCDF.