Política

Candidatos a prefeito de Vitória evitam ataques em programa na TV

Os candidatos ao Executivo da capital do Estado evitam ataques pessoais e continuam utilizando diferentes estratégias para atrair o eleitor da capital

Jingle de Lelo é o único que, por enquano, faz crítica indireta aos adversários Foto: Divulgação

O terceiro dia de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV seguiu tranquilo, ao menos em Vitória. Os candidatos ao Executivo evitam ataques pessoais e continuam utilizando diferentes estratégias para atrair o eleitor da capital.

Amaro Neto (SD) tem se colocado como o candidato "coragem e coração" e como o líder que Vitória precisa. O deputado estadual afirma querer administrar a cidade de forma simples e diz que pretende mais ouvir do que falar, em alusão a sua profissão de jornalista e apresentador de TV.

Lelo Coimbra (PMDB) se apresenta como o candidato que mais cresce nas pesquisas e que tem o apoio do ministro de Deselvolvimento Agrário, Osmar Terra (PMDB); do vice-governador do Estado, César Colnago (PSDB); do ministro de Relações Exteriores, José Serra (PSDB) e do deputado federal Jutahy Magalhães Júnior (PSDB).

O jingle do programa de Lelo é também o mais crítico. Na canção, a equipe do deputado federal fala de uma Vitória cansada de promessas não cumpridas, abandonada e que não pode arriscar - atingindo assim, de uma só vez, a gestão de Luciano Rezende (PPS) e a vitória de um outro candidato que não seja ele.

Perly Cirpriano (PT), no programa, continua apresentando sua história de vida e as funções públicas que já desempenhou, como chefe de gabiente do ex-governador Vitor Buaiz (PT), deputado estadual, vereador, secretário nacional de Direitos Humanos e subsecretário de Direitos Humanos do governo Renato Casagrande (PSB).

Com apenas 17 segundos de programa, André Moreira (PSOL) convida os eleitores a desligarem a TV e a se conectarem em sua página no Facebook no horário noturno da propaganda eleitoral gratuita - 20h30 - para debater os '50 problemas de Vitória'. 

Já o programa de Luciano Rezende agora aposta em um personagem de meia idade que tenta atrair o eleitor com alegações de que políticos não são todos iguais e que nem tudo está perdido, já que existiriam políticos honestos.

O candidato à reeleição também apresenta como sua prioridade, em caso de Vitória, a qualificação para a geração de emprego e renda, sobretudo com a abertura de novos negócios.

Duração de programa mais curta

Este ano, em razão das alterações introduzidas pela Lei 13.165/2015 (Reforma Eleitoral), a propaganda será mais curta. O período foi reduzido de 45 para 35 dias, terminando no dia 29 de setembro. Também não há mais propaganda em bloco para os candidatos aos cargos de vereador, que têm direito somente a inserções de 30 ou 60 segundos. 

A propaganda para os candidatos a prefeito é veiculada, de segunda a sábado, em dois blocos de 10 minutos cada: de 7h às 7h10 e de 12h às 12h10 nas emissoras de rádio; e de 13h às 13h10 e 20h30 às 20h40 na TV. 

Já as inserções serão veiculadas em tempos de 30 e 60 segundos para prefeito e vereador, todos os dias da semana, em um total de 70 minutos diários, distribuídos ao longo da programação, das 5h à meia-noite.

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