Política

Paulo Hartung viaja em missão internacional para potencializar o Espírito Santo

Governador vai apresentar o Estado em três países, em busca de investimentos em diversas áreas, como infraestrutura, porto, educação e comércio exterior

Paulo Hartung viajou nesta segunda-feira, em sua primeira missão internacional Foto: Divulgação/Governo

Maximizar o potencial do Espírito Santo no mercado internacional. Este é um dos objetivos da primeira missão internacional do governador Paulo Hartung, que viajou nesta segunda-feira (29), acompanhado do secretário-chefe da Casa Civil, o embaixador José Carlos da Fonseca Júnior, para Singapura, Malásia e Holanda.

A missão, de acordo com o secretário-chefe da Casa Civil, tem diversos focos: econômico, comercial e de atração de investimentos; educação; planejamento urbano, mobilidade urbana; ciência e tecnologia. “Nosso estado vive uma fase muito positiva em torno de suas finanças públicas e de credibilidade no panorama nacional. O Espírito Santo pode ser para o Brasil o que hoje Singapura é para o mundo. Nossa economia tem o maior grau de abertura para o setor externo, dentre os estados brasileiros. Quase metade do nosso PIB está relacionado à economia internacional, direta ou indiretamente”, esclarece.

Singapura, que é uma cidade-estado situada no sudeste asiático, é o primeiro destino da viagem. De acordo com Fonseca, trata-se de uma das praças econômicas, financeiras e comerciais mais importantes do planeta. “Singapura tornou-se, nos últimos 40 anos, um laboratório de práticas bem sucedidas, seja na área social, educacional ou econômica. É fonte de investimentos potenciais de grande monta, que vamos, ambiciosamente, buscar trazer para o Espírito Santo”, explica.

Durante os quatro dias em Singapura, a comitiva vai apresentar o Espírito Santo para diversos públicos, buscando investimentos e oportunidades nas áreas de infraestrutura, economia, comércio, educação, ciência e tecnologia, entre outras. Também está previsto na programação um encontro com reitores de diversas instituições de ensino. 

Antes de irem para a Holanda, o governador e o secretário-chefe fazem visita de um dia à Malásia, na cidade de Ipoh. “Vamos conhecer a operação do terminal marítimo e do centro de distribuição de minério de ferro da Vale. Este foi o maior investimento da empresa no exterior. Grande parte do minério de ferro deste porto é proveniente do Porto de Tubarão, aqui no Espírito Santo”, conta José Carlos.

Na Holanda, a comitiva fará visita ao Porto de Roterdã, que é sócio do Porto Central, em Presidente Kennedy, no Sul do ES. Na programação, haverá reunião com o alto comando do Porto e visita às obras de expansão, além de encontro com o prefeito de Roterdã. “Depois de Roterdã, vamos para a capital da Holanda, Haia, onde nos reuniremos com a liderança mundial da Shell, petroleira anglo-holandesa que hoje tem atuação muito importante no Espírito Santo. Depois da Petrobras, a Shell é a petroleira que mais tem investimentos em nosso Estado, nesse setor. O Espírito Santo tem potencial para ser a principal plataforma da Shell de atração no Brasil”, finaliza José Carlos.

Pontos moeda